Detox, Serve Para Que?

detoxificação hepática como fazer, detoxificação como fazer, detoxificação do figado, destoxificação hepática, chá para desintoxicação

Vivemos em um mundo extremamente poluído, se quisermos ter boa saúde é importante que façamos algum tipo de Detox, para que nosso corpo elimine estas toxinas.

Detox podem ser feitos de várias formas, via alimentos, sucos, chás, vitaminas e minerais, suplementos e até mesmo por terapias frequenciais como homeopatia.

O Que Está Intoxicando Nosso Corpo?

Nunca na história da humanidade, estivemos expostos a tantos fatores agressores como estamos atualmente.

A poluição ocorre em vários níveis, desde os mais visíveis, como os produtos químicos conservantes, agrotóxicos, metais tóxicos, medicamentos, etc., micro-organismos vírus, bactérias, fungos e parasitas em geral até os invisíveis, como as radiações eletromagnéticas e ionizantes.

O nosso corpo não está programado para lidar com este excesso de fatores agressores tóxicos a que estamos expostos atualmente. Nossa genética nos permite lidar melhor com vírus, bactérias e fungos, pois sempre estivemos expostos a eles.

Porém desde a última guerra mundial, em 1945, foram criados 80 000 novos produtos químicos aos quais estamos expostos, e nosso corpo simplesmente não sabe como lidar com a maior parte deles.

Detox e os Tipos de Toxinas

Os fatores tóxicos podem ser endotoxinas (que são produzidas pelo nosso próprio metabolismo) também chamadas de homotoxinas.

Porém o grande perigo para nossa saúde, são as exotoxinas, que penetram em nosso corpo pela alimentação (conservantes, aditivos, corantes), pela água, pela respiração (ar) e pela pele.

Estas toxinas externas são agrotóxicos, pesticidas, medicamentos, álcool, metais tóxicos, xenoestrógenos como bisfenol A (BPA), ftalatos entre outros.

Os xenobióticos interferem em nossos receptores hormonais, impedindo a ação de vários hormônios.

Desequilibram a microbiota intestinal, que podem produzir alterações na pele, como urticaria, eczema, dermatite, depressão e até obesidade.

As exotoxinas podem entrar em nosso corpo basicamente pela alimentação, pelos intestinos, pela pele e pela respiração.

Como as toxinas são lipossolúveis, se acumulam principalmente no tecido gorduroso e no cérebro.

Disbiose Intestinal e Detox

A mucosa que reveste o intestino, quando saudável, deve ser integra, como uma tela micro porosa, que permite a passagem apenas de micropartículas e bloqueia as macromoléculas.

Mas esta mucosa é diariamente agredida por metais tóxicos, agrotóxicos, pesticidas, conservantes, medicamentos químicos, alimentos inadequados ao nosso biotipo.

Esta agressão produz “rasgos” nesta mucosa, que por sua vez fica muito permeável e perde sua capacidade de seletiva de filtrar.

Como esta mucosa tem contato direto com a microcirculação, começamos a absorver substâncias nocivas ao nosso corpo.

Não bastasse isto, as bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos que formam nossa flora intestinal, também são afetadas por estes mesmos fatores agressores, e entram em desarmonia, deixando de ser benéficas e passando a patogênicas, a isso chamamos de disbiose intestinal.

Sabemos que o intestino produz cerca de 90% da nossa serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que está associado a nosso sentimento de felicidade, prazer e bem-estar.

A serotonina encontra-se muito diminuída nas depressões. Do meu ponto de vista, uma das principais causas desta “epidemia” de depressão que estamos assistindo nos últimos anos, está associada a estas alterações na microbiota intestinal, e não somente aos fatores emocionais.

Como Funciona o Processo de Destoxificação?

Detox é a forma abreviada das palavras detoxification ou detoxificação em português.

Detoxificação ou destoxificação nada mais é do que a eliminação de substâncias toxicas do nosso organismo.

Nosso corpo já faz isso de uma forma automática através do fígado, intestinos, rins, sistema linfático, pele e pelos pulmões.

O fígado é o grande filtro e metabolizador, todas as toxinas precisam passar por ele para serem eliminadas.

Os intestinos também fazem algum tipo de metabolização, mas seu grande papel, juntamente com o sistema linfático, os rins, os pulmões e a pele é a eliminação de toxinas.

Fases do Detox

O processo de detoxificação é dividido em 3 fases que ocorrem principalmente no fígado.

  • Fase 1 ou biotransformação: as toxinas são preparadas paradas para serem eliminadas por meio de reações de hidrólise e óxido-redução. A fase 1 produz muitos radicais livres, daí a importância de termos nosso sistema de antioxidantes funcionando bem para evitar lesões em nossos tecidos.
  • Fase 2 ou conjugação:  estas toxinas são serão ligadas a radicais químicos para sua eliminação, num processo de conjugação, sulfatação, metilação, acetilação, glucoronidação entre outros.
  • Fase 3 ou eliminação: Após está conjugação, as toxinas seguem para eliminação pelos rins, intestinos, vesícula biliar, pele ou pulmão.

Durante o Detox, é importante que exista harmonia entre e fase 1 e a fase 2, pois se a primeira estiver muito ativa, e a fase 2 lenta, não vamos conseguir eliminar, e as toxinas irão aumentar no nosso corpo.

Os processos bioquímicos são bem mais complexos do que isso, mas de uma forma resumida é isso que ocorre, quando fazemos um Detox, seja ele feito por chás, sucos verdes ou outros métodos que podem ser prescritos por médicos e nutricionistas.

Tipos de Detox

Na prática clínica podemos usar vários fitoterápicos, vitaminas e minerais que podem agir estimulando tanto a fase 1 como a fase 2 de detoxificação.

Existem também vários medicamentos frequenciais ou vibracionais que podem aprofundar este processo de limpeza do organismo.

Estes medicamentos têm origem nas medicinas vibracionais e sua atuação vai além das células, suas membranas e organelas intracelulares.

Estes medicamentos agem na matriz extracelular, que é a estrutura que sustenta todas as células do nosso corpo.

Bem, e como fazemos o Detox? O ideal é introduzir um método que seja mais adequado para cada paciente.

Como eu Faço

Penso que a primeira providência a tomar, é eliminar o máximo possível destes fatores que estão agredindo a mucosa intestinal.

Em minha clínica uso medicamentos fitoterápicos (plantas), que funcionam de forma eficaz e ecológica, sem lesar o organismo e homeopatia para eliminar metais tóxicos.

Depois temos que oferecer ao organismo, pré e pró bióticos, para que a flora intestinal volte ao seu estado de equilíbrio.

Neste meio tempo temos que identificar os alimentos que nos fazem mal e os que são bons.

Aqui podem ser usados exames laboratoriais para identificar intolerâncias, hipersensibilidades ou alergias alimentares.

Em alguns casos se faz necessária a reposição de vitaminas e sais minerais, que após esta limpeza do organismo, podem ser usados em pequenas quantidades, pois vão ser melhor absorvidos pela mucosa intestinal.

Não Espere Adoecer para Ir ao Médico

Penso que 80% das doenças crônicas degenerativas como (artrite, artrose, aterosclerose, cansaço crônico, envelhecimento precoce, insônia, depressão, falta de concentração, alergias, constipação, obesidade, lesões de pele, falta de energia, imunidade diminuída, processos inflamatórios, etc.) têm início ou são mantidas por esta “intoxicação crônica” a que somos submetidos diariamente.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Contato

Dr. Fabio Pisani


CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860

Redes Sociais

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco