Acupuntura e emagrecimento, saiba como ela pode reduzir o apetite

A Acupuntura no emagrecimento é muito útil, pois pode ajudar a reduzir a ansiedade, o apetite e até a compulsão por doces, pois equilibra um sistema chamado de Baço-pâncreas pelos chineses.

acupuntura e emagrecimento
acupuntura e emagrecimento

O baço-pâncreas, o transformador dos alimentos

Para a antiga Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o baço-pâncreas era considerado o “transformador dos alimentos”. Para os chineses daquela época transformar os alimentos, seria equivalente ao nosso processo de digestão dos alimentos.

Na realidade o baço e pâncreas, como sabemos hoje em dia, são estruturas distintas, mas que energeticamente executam a mesma função, juntamente com o estômago, que completa a relação órgão – víscera.

Estruturas “regidas” pelo baço-pâncreas

As estruturas regidas são: todo o sistema linfático, inclusive amígdalas, em parceria com o pulmão, o tecido conjuntivo, o timo, os músculos e a boca.

Excesso de preocupação lesa o baço-pâncreas

Do ponto de vista emocional, o que afeta a energia do baço-pâncreas são as preocupações, as ideias fixas, as obsessões, tudo o que usar demais o pensamento e a reflexão. A diminuição da memória também pode ocorrer nas patologias associadas ao baço-pâncreas. Isto a nível prático podemos ver nas doenças mais comumente associadas ao baço-pâncreas que são o diabete e a obesidade. Então, aí vão dois conselhos: não se preocupe em demasia. Preocupar-se (ocupar-se antes), em excesso, geralmente faz com que atuemos pouco, além de lesar o baço-pâncreas. Evite o excesso de atividade intelectual, sem pausas para lazer que, além de lesar o baço-pâncreas, faz diminuir o rendimento, aumenta a vontade de comer doces, e faz crescer a barriga. E pior ainda, em alguns casos, tudo isto de uma só vez.

Então… preocupe-se menos

Recomendações: preocupar-se só o necessário, e durante o menor tempo possível. Quando estiver estudando continuamente, programar-se para fazer pausas regulares para lazer, ou simplesmente fazer nada, sem sentimento de culpa, com certeza seu rendimento vai ser bem melhor.

Digestão, transporte e armazenamento dos alimentos

Energeticamente o baço-pâncreas é responsável pela captação da parte yin da nossa energia que vem dos alimentos. Suas funções estão ligadas à digestão, transporte e armazenamento. Neste processo ocorre a separação do puro do impuro. O que for puro vai ser encaminhado ao rim para se juntar à parte yang que veio do pulmão, e formar a nossa energia vital adquirida. Quando este processo é perturbado de alguma maneira surgem as doenças ligadas ao excesso de armazenamento, que são as obesidades em suas formas ou as ligadas à má absorção, que são os quadros de desnutrição, as anemias e a anorexia. Em suma, um baço-pâncreas em desarmonia pode levar tanto a um quadro de obesidade quanto a um quadro de magreza exagerada.

Sabe aquela sensação corpo pesado

Um dos primeiros sinais de que o baço-pâncreas não está bem é a sensação de peso no corpo (nas pernas principalmente), de moleza e sonolência. Isto basicamente deve-se ao excesso de umidade que se acumula no organismo, umidade esta que pode ser também de origem climática. Isto acontece quando chove muito ou quando vamos para lugares muito úmidos. A causa pode ser também de origem alimentar, quando comemos muitos doces, verduras cruas ou frutas por tempo prolongado ou quando simplesmente comemos demais.

Doenças da boca

As patologias que ocorrem na boca são em parte associadas ao baço-pâncreas, como as gengivites, em parceria com o estômago e as aftas. Na realidade, a boca é a abertura externa do baço-pâncreas, assim como o nariz é a do pulmão.

É o baço-pâncreas que mantém tudo lugar em nosso corpo

Energeticamente o baço-pâncreas faz a energia subir enquanto o estômago a faz descer. Ele também mantém tudo em seu devido lugar. Por isso as quedas de útero, de bexiga, as papadas caídas, a “barriga em avental“, os seios caídos são ocasionados pela diminuição da energia do baço-pâncreas. Quem mantém o sangue dentro dos vasos também é o baço-pâncreas, quando isto não ocorre, vamos teremos hematúria, hemorragias uterinas e os hematomas espontâneos.

Náuseas, vômitos e diarreia

Quando temos náuseas ou vômitos é sinal de que o estômago não está mandando a energia para baixo, e por isso as coisas tendem a subir e então podem surgir os vômitos. Com o baço-pâncreas já acontece o oposto, se ele não executa suas funções ascendentes, as coisas não ficam no lugar e tendem a descer, surgem as diarreias.

Umidade excessiva prejudica o baço-pâncreas

Quando o baço-pâncreas está desequilibrado, os sintomas vão estar quase sempre ligados à presença de umidade, seja ela do ambiente externo, ou provocada pela alimentação inadequada. Mas a correção deste desequilíbrio sempre passa pela alimentação, porque a principal função do baço-pâncreas está ligada à assimilação dos alimentos.

Desejo de doces 

Com relação ao sabor, quando o baço-pâncreas está desgastado surge o desejo de coisas de sabor doce que, para ser benéfico, deverá ser satisfeito, mas com moderação. Na verdade, a nossa alimentação do dia a dia deve ter um pouco de cada sabor (azedo, amargo, doce, picante e salgado), porque aí vamos estar tonificando todos os órgãos.

 

Texto extraído do livro “Mudança de Hábito Alimentar”.

acupuntura equilíbrio
acupuntura equilíbrio

Dr. Fabio Pisani

 

** Consultas nas áreas de Ortomolecular e Acupuntura são apenas particulares**

 

Site: www.fabiopisani.med.br

 

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa

Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990

Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 

CRM 43711

R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí

Campinas, SP, CEP 13024-040

Fones: (19) 3254-4012 e 3254-0747

E-mail: drfabiopisani@gmail.com

 

 

Para seguir e curtir, clique abaixo

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa
Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990
Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993
CRM 43711

Deixe um comentário

2 Comentários em "Acupuntura e emagrecimento, saiba como ela pode reduzir o apetite"

Deixe uma resposta

Ordenar por:   Mais novo | Mais antigo | Mais Votado
wpDiscuz