O que devemos evitar em nossa alimentação

Todos sabemos da importância da alimentação, seja para manter, como para recuperar a nossa saúde. Porém grande parte dos médicos não orientam a alimentação dos seus pacientes, ou quando o fazem, limitam-se aos velhos chavões e orientações gerais, como, beba muita água, evite o sal e o açúcar, em suma tenha uma alimentação saudável!.

Porém, quando se faz um tratamento Ortomolecular, as orientações alimentares são de extrema importância, pois sabemos que praticamente todas as doenças crônico degenerativas, como inflamações crônicas, doenças autoimunes, canceres, diabetes, doenças cardiovasculares, neurodegenerativas entre outras, estão fortemente associadas à alimentação.

Como sabemos, vivemos hoje em um mundo muito poluído, e esta poluição é uma causa ainda pouco considerada de inúmeros sinais e sintomas como: mentais como: mente confusa, raciocínio lento, inquietação, emocionais como: apatia, depressão, ansiedade, oscilações de humor e físicos como: cansaço fácil, queda da libido, dores pelo corpo, facilidade para contrair gripes, resfriados e infecções.

Medicina Ortomolecular

Um dos principais pilares da Medicina Ortomolecular, antes mesmo de qualquer reposição de nutrientes,é remover toxinas, metais tóxicos, poluentes, pesticidas, agrotóxicos, xenoestrógenos e alimentos nocivos da dieta, o que por si só, já torna possível o alívio de quadros dolorosos, e o desaparecimento de muitos dos sintomas que incomodam a grande maioria das pessoas, e que não são tratados, mas sim aliviados, com as mais diversas medicações atualmente prescritas.

A alimentação tem papel importante na origem e manutenção da maioria das DOENÇAS E DORES CRÔNICAS. A modificação de hábitos alimentares, e a remoção de toxinas é de suma importância para tratar e curar muitos problemas de saúde, bem como para nos manter saudáveis.

Como sabemos, a nossa reação aos alimentos é muito individual, não existe nenhum alimento que seja bom para todas as pessoas, pois cada um de nós tem sua forma particular de metabolizar os nutrientes. Muitas vezes determinado alimento é “remédio” uns, e “veneno” para outros.

Como regra geral, podemos dizer, que determinado alimento poderá nos fazer mal quando é ingerido com muita frequência e/ou em grande quantidade

Incompatibilidade alimentar

É importante conhecer este conceito, pois muita gente não sabe a diferença entre alergia alimentar, sensibilidade alimentar e intolerância alimentar

  1. Alergia alimentar: é imediata e grave. Ocorre quando alguém que apresenta alergia a camarão ou amendoim, ingere este alimento. Deve ser socorrido imediatamente, pois corre risco de vida. Felizmente é um evento relativamente incomum.
  2. Sensibilidade alimentar: acontece quando comemos algum alimento que é incompatível com nosso corpo, os sintomas não são imediatos, costumam ocorrer até 72 a 96 horas após a ingestão. É o caso de alguém que come queijo numa pizza no sábado, e tem uma enxaqueca na terça ou quarta-feira
  3. Intolerância alimentar: é um fenômeno enzimático.

 O que não devemos comer 

alimentos
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Em linhas gerais, devemos restringir muito, ou até mesmo eliminar, alimentos como: trigo (farináceos em geral), soja, gordura trans (margarinas), óleos vegetais (todos), adoçantes artificiais, açúcar, leite e derivados (laticínios em geral), sucos de frutas (todos) e sal de mesa refinado (NaCl). Abaixo segue uma lista básica com os principais alimentos que devem ser evitados e opções para substituí-los, quando possível.

Trigo

Ele contém glúten, que é uma proteína composta, pela gliadina e glutenina, quem nos causa problema é a gliadina.

O glúten cola na mucosa do intestino causando inflamação crônica, alterando a permeabilidade intestinal.

O glúten aumenta a pressão arterial e provoca edema (inchaço) das articulações, e por todo o corpo.

São ricos em glúten: trigo, cevada e centeio. Embora citada na literatura como portadora de glúten, a aveia possui apenas uma quantidade residual de glúten, não tendo impacto no nosso metabolismo.

Porém, portadores de doença Celíaca, devem evita-la também.

Opções: a restrição ao trigo e seus derivados, parece ser o maior empecilho quando queremos mudar hábitos alimentares. Aqui a recomendação, é não usar mesmo! Se for impossível ficar sem, usar o mínimo possível, e com a menor frequência possível.

Leite e Laticínios

O ser humano é o único mamífero adulto que toma leite, e pior ainda, de outra espécie animal. O leite é hiper proteico para a espécie humana, e o consumo exagerado do leite é insulinogênico, isto é, pode levar à obesidade e ao diabetes.

Os laticínios criam um meio propício para o crescimento de fungos e bactérias no organismo e podem causar alergias, pois não são benéficos, como é o leite materno.

Os produtos lácteos, também aumentam a mucosidade, piorando as rinites, sinusites, asma e outras doenças respiratórias, e casos de dor crônica. Embora se fale muito sobre a intolerância a lactose. O grande problema para o nosso corpo são as proteínas do leite, que sobrecarregam nosso fígado.

Opções: a saída é não usar, ou usar em pequenas quantidades, e eventualmente. Existem ainda, os “leites” extraídos do arroz, de nozes entre outros, que são benéficos, porém nem todos gostam.

Frutas

Elas não devem ser consumidas em excesso, ou em forma sucos, industrializados, ou mesmo feitos na hora.

As frutas apresentam alto teor de frutose, um tipo de açúcar, que quando em excesso pode se tornar tão nocivo quanto a glicose (em excesso), na verdade a frutose é tratada pelo nosso corpo como uma toxina, que deve ser eliminada pelo fígado.

As fibras presentas na fruta integral, antidotam os efeitos ruins da frutose, por isso, devemos evitar os sucos, pois eles não têm fibras em quantidades suficientes.

Opções: Prefira limão, abacate, abacaxi, ameixa, banana, cereja, goiaba, kiwi, mamão, maracujá, melão, morango (coma frutas diariamente, sempre em pequenas quantidades). Evite sucos, principalmente os industrializados.

Açúcar

O açúcar “rouba” vitaminas e minerais do nosso corpo, para sua metabolização. Ele consome cálcio, cobre e zinco, diminuindo as defesas do organismo como um todo. Quanto mais refinado, mais nocivo é o açúcar.

Opções: Os tipos de açúcar, do menos pior para o pior são: mascavo, demerara, cristal, refinado e o de confeitaria. Se optar pelo açúcar, prefira o mascavo.

Adoçantes

De forma geral, devem ser encarados como tóxicos para o nosso corpo, pois seu uso regular causa ou piora várias patologias. Aspartame, Sucralose, Ciclamato de Sódio, Acessulfame K, Sacarina, Tagatose, e mesmo a Frutose, que é natural, não devem ser usados de forma regular, pois em algum momento vão prejudicar nossa saúde.

Opções: entre as opções que restaram, está a Stevia 100%, que até o momento não tem nenhum estudo mostrando que seja nociva para seres humanos. Recentemente alguns profissionais estão utilizando o Xilitol.

HFCS

Também conhecido como xarope de milho com alta concentração de frutose. É um tipo de adoçante feito a partir da frutose extraída do milho, e muito mais doce e mais barata do o açúcar de cana. E largamente usado pela indústria alimentícia, em praticamente todos alimentos processados. Se você utiliza muitos alimentos industrializados, você está consumindo muito HFCS, e provavelmente não está saudável.

Opções: tentar consumir o mínimo de produtos industrializados, coma comida de verdade!

MSG

MSG é abreviação de Glutamato Monossódico, é outra importante toxina presente nos alimentos industrializados. O MSG é um realçador de paladar, isto é, faz você querer comer sem parar. E como a nossa legislação é muito branda com relação a sua presença nos alimentos industrializados, a indústria alimentícia utiliza-o, em muitos alimentos processados como: biscoitos, bolos, bombons, cereais (trigo/aveia/centeio/cevada), “catchup”, doces, maioneses, milho, molhos prontos, “nuggets” de frango, panquecas, pães, pizzas, rosquinhas, sopas prontas, shoyu, sucos de frutas e “waffles”. MSG é neurotóxico! Várias doenças neurodegenerativas são causadas ou pioradas por ele.

Opções: NÃO USAR!!

Gorduras Trans

É o antinutriente mais fartamente presente em produtos industrializados, notadamente margarinas e biscoitos. Nossa legislação também é muito leniente em relação ao seu uso. Nosso corpo não precisa de gorduras trans, portanto se quiser ter boa saúde, evite-os.

Opções: NÃO USAR!!

Óleos vegetais

O primeiro óleo vegetal foi introduzido nos USA em 1911, chamava-se Crisco. Até então praticamente não havia relato de infartos na população americana, que utilizava a banha de porco em larga escala. A partir da introdução de vários óleos vegetais em substituição à gordura de porco, os índices de doenças cardiovasculares só têm aumentado. Portanto sempre que possível evite cozinhar com óleos vegetais, há exceções, que citarei mais abaixo.

Opções: podemos usar banha de porco, óleo de coco para cozinhar, azeite de oliva para temperar saladas

Refrigerantes

Penso ser desnecessário seu uso para quem quer ter uma vida saudável. Refrigerantes de qualquer tipo, são extremamente ácidos para o nosso corpo. Para compensar a acidez de 1 copo de qualquer refrigerante (pH 2.5) são precisos 32 copos com água, para que o corpo normalize seu pH!

Opções: água de boa qualidade

Sal de cozinha refinado

O sal integral tem mais de 80 minerais, porém quando e passa pelo processo de refinamento, para ficar fino e branquinho, são retirados todos os minerais, menos o Sódio e o Cloro (NaCl).

Além deste empobrecimento pela perda dos minerais, são incluuídas substâncias branqueadoras e anti umectantes, para que ele fique soltinho, é por isso que este tipo de sal deve ser substituído em nossa alimentação, a seguir veremos o que devemos colocar na nossa alimentação saudável.

Opções: usar sal integral NÃO refinado. Pode ser flor de sal, sal do Himalaia ou até mesmo sal de churrasco. Basta colocar no triturador e usar. O sal integral não causa elevação da pressão arterial, diferentemente do sal de cozinha refinado, e de bônus, ainda nos fornece pequenas doses de mais de 80 minerais!

Água, este nutriente importante deixado em segundo plano

A água é quase sempre esquecida nas orientações dietéticas, pois não é considerada um nutriente, por grande parte dos profissionais de saúde.

É essencial o consumo de água de boa qualidade, de preferência alcalina, ou pelo menos que não seja ácida, pois grande parte das águas minerais mais vendidas, têm pH ácido, basta conferir nos rótulos.

O pH fisiológico do nosso sangue fica entre 7,35 e 7,45. Escolha uma água com pH ao menos superior a estes valores

Para uma alimentação saudável

Sei que para muitos, fazer todas essas mudanças no hábito alimentar, será muito difícil, mas vai aqui um conselho, mude o que puder agora, e aos poucos, vá mudando os aspectos mais difíceis.

no nosso dia a dia, devemos consumir pouca carne vermelha, peixes de água salgada e outras carnes brancas. Os peixes, principalmente os mais ricos em gordura (atum, cavala, cavalinha, salmão, sardinha), fazem bem para a maioria das pessoas.

Feijão e arroz, integral de preferência, podem ser usados, pois além de saudáveis para quase todos, ainda é o prato básico da culinária brasileira, uma rica combinação de aminoácidos importantes para nosso corpo.

Usar muitos legumes, verduras e ovos.

Comer frutas com moderação, e sempre a fruta total, pois têm fibras, e não seu suco.

 

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990 Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 CRM 43711

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