O Floral como o nome já diz, são medicamentos feitos a partir de flores.

O primeiro sistema floral foi criado pelo médico inglês Dr Edward Bach, no início do século passado. Dr Bach era bacteriologista e também tinha formação em homeopatia.

Por ter uma visão muito diferente dos médicos daquela época, teve muitas discussões e desentendimentos com seus colegas e instituições médicas, fato este que o levou a pensar até em desistir da medicina. E foi num destes momentos de crise que se retirou para as florestas do País de Gales, de onde retornou depois algum tempo com as 38 essências florais do seu sistema de cura.

Ele desenvolveu uma metodologia especial para transferir os princípios curativos de uma determinada flor para água, para assim poder ser utilizada para tratar diversos estados de sofrimentos emocionais.

A flor deveria ser colhida sem contato com as mãos e colocada em um recipiente com água de fonte natural da região onde a planta crescia. Depois ela era deixada ao sol por 2 horas e então estava preparado o medicamento floral.

As indicações mais importantes são para os sintomas ligados à esfera emocional, embora existam sistemas florais que os indicam também para sintomas físicos.

Os florais podem ser usados como tratamento exclusivo ou podem ser associados com outras terapias naturais como Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia entre outros.

Atualmente existem ao redor do planeta cerca de 300 sistemas florais em diversos países. Os mais conhecidos são: Florais de Bach, Florais da Califórnia, Florais de Bush, Florais de Minas e os Florais do Alasca.

No final da década de 80, tive a oportunidade de participar de um grupo multidisciplinar de Campinas-SP, o qual foi o responsável pela introdução dos Florais de Bach no Brasil, abrindo assim um caminho para que outros sistemas florais também viessem alguns anos depois.

Uma consulta pode ser agendada pelos fones (19) 3254-0747 ou 3254-4012.