A Homeopatia foi criada na Alemanha pelo Dr Samuel Hahnemann, há mais de 200 anos, e é reconhecida no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina desde de julho de 1980.

Ela se utiliza de substâncias dos três reinos: mineral, vegetal e animal, substancias estas que são diluídas sucessivas vezes.

Este processo de diluições e sucussões sucessivas em determinado estágio, vai produzir um medicamento sem substancia material, que segundo a visão bioquímica da medicina ocidental, não poderia agir, ou agiria como placebo. Mas este não é o ponto de vista dos milhares de médicos homeopatas, pois os conceitos da homeopatia são explicados pela biofísica e não pela bioquímica, pois não se trata de um medicamento químico. Mas esta é uma discussão que vai se arrastar ainda por muitos anos, e não vai impedir que o número de pessoas que buscam o tratamento homeopático continue aumentando em todo mundo.

Devemos entender o medicamento homeopático como um tratamento frequencial e não químico. Entender este conceito é o primeiro passo para entender a Homeopatia.

Com estes medicamentos diluídos, são feitas experimentações em seres humanos saudáveis. Destas experimentações resultam vários sintomas (os experimentadores “adoecem” pelo uso do remédio homeopático), e o conjunto destes sinais e sintomas são chamados de patogenesias, que indicam para que serve cada remédio homeopático. Os sintomas que os medicamentos produziram nos experimentadores saudáveis são os mesmos que ele irá curar quando usado em um paciente doente. Dizemos que o medicamento homeopático vai tratar os sintomas semelhantes ao que ele mesmo produziu, esta é a chamada lei da similitude, que é um dos conceitos que fundamenta a homeopatia.

A Homeopatia possui 3 pilares básicos: a lei da similitude, uso de medicamentos diluídos e experimentação no ser humano saudável.

Uma das principais características da Homeopatia é procurar entender e tratar o ser humano como um todo corpo e mente.

Na Homeopatia existem diferentes escolas ou linhas de tratamento, como Unicismo, Organicismo e Complexismo. Cada uma destas escolas homeopáticas tem sua própria forma de aplicar os princípios da Homeopatia, todas usam os mesmos medicamentos homeopáticos, mas de forma diferencia entre si.

Uma consulta pode ser agendada pelos fones (19) 3254-0747 ou 3254-4012.