Jejum intermitente ou comer a cada 4 horas, o que é melhor

Fazer jejum intermitente ou comer a cada 4 horas ? Responder esta questão não é tão simples assim, os dois métodos tem seus pontos fortes e desvantagens.

jejum intermitente
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Fazer refeições intermediárias entre as principais

Quando espaçamos regularmente as refeições principais e as intermediarias ao longo do dia, várias coisas vão acontecer no nosso metabolismo, mas a principal delas é que dificilmente vamos estar morrendo de fome antes da próxima refeição, nossa fome vai estar sempre sob controle.

Quando ficamos mais de 4 horas sem comer (em média), nosso estomago produz um hormônio da fome chamado Grelina, que vai pelo sangue até o cérebro e avisa que já é hora de comer, se não comemos, ela continua a se elevar e quando percebemos já estamos literalmente atacando qualquer comida.

Outro impacto bioquímico das refeições espaçadas regularmente, é sobre a nossa glicemia, que tende a ser mais estável bem como a taxa de insulina que também não sofrera grandes oscilações, claro, desde que comamos os alimentos adequados.

Jejum intermitente ou fazer apenas as refeições principais

Pessoas que fazem 1 ou 2 refeições ao dia, recebem grande aporte de calorias nestas refeições, o que leva a picos de insulina logo após estas refeições, elevação esta que vai ser mantida por algumas horas.

Depois à medida que ficamos sem comer, a insulina se reduz e se o volume de comida for adequado, nestas refeições, quanto maior o intervalo entre uma refeição e outra, mais o nosso corpo irá buscar energia no tecido gorduroso. Se o período de jejum for muito longo, os músculos também poderão ser usados para gerar energia, o que é um péssimo negócio para quem quer emagrecer e ficar magro.

Glicose e gordura são nossas principais fintes de energia

Nosso corpo funciona basicamente com duas fontes de energia, os carboidratos e as gorduras. Quando a glicose e a insulina estão equilibradas, nós usamos normalmente a gordura como fonte energética. Quando fazemos exercícios moderados também queimamos gordura e somente quando eles são mais intensos é que utilizamos os carboidratos, mas para quem esta acima do peso não funciona desta forma.

Excesso de insulina e obesidade

Como quase sempre o excesso de peso esta acompanhado de um nível de insulina acima do basal esperado, justamente por conta de excesso de carboidratos de alto IG na dieta, o corpo preferencialmente utiliza esta glicose que esta sobrando, conservando intacta a gordura.

Quando entendemos este caminho metabólico fica mais fácil compreender porque algumas pessoas apesar de fazerem atividade física regularmente, não conseguem emagrecer de forma consistente.

Lipase proteica 

Nosso corpo também produz uma enzima chamada lipase lipoproteica, ela é muito importante para quem quer emagrecer porque é ela que determina quanto do que comemos vai ser armazenado como gordura.

Quando ficamos muitas horas sem comer os níveis de lipase lipoproteica vão se elevando e quando comemos novamente, o corpo sabiamente já estoca parte desta alimentação como gordura, fato que não ocorre quando nossa alimentação é bem distribuída ao longo do dia.

Depois que compreendemos como agem estes hormônios e enzimas, podemos notar que tão importante quanto a quantidade de calorias que ingerimos, é que a sua distribuição ao longo do dia pode fazer toda diferença quando o assunto é emagrecimento.

Fazer ou não refeições intermediárias?

Fazer ou não refeições intermediárias, é sempre uma questão delicada para se responder, pois depende muito do perfil de cada pessoa.

Atualmente acredito que jejuns não tão longos tendem a ser melhores para um emagrecimento mais consistente. Mas para quem prefere fazer refeições intermediárias, eu aconselho que só as faça se realmente tiver com fome para, pois comer por comer apenas, não será muito eficaz.

 

Dr. Fabio Pisani

 

** Consultas nas áreas de Ortomolecular e Acupuntura são apenas particulares**

 

Site: www.fabiopisani.med.br

 

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa

Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990

Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 

CRM 43711

R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí

Campinas, SP, CEP 13024-040

Fones: (19) 3254-4012 e 3254-0747

E-mail: drfabiopisani@gmail.com

 

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