Metabolismo Lento, veja como ele causa tendencia para engordar

metabolismo lento
metabolismo lento

Muitas pessoas com excesso de peso (principalmente mulheres) em algum momento usam esta frase: “Acho que devo ter tendência para engordar” e pensam que não têm como lutar contra esta tendência. Atualmente sabemos que os fatores genéticos propriamente “pesam” entre 10 a 15% nos casos de obesidade.

Epigenética e Nutrigenômica 

Nós podemos ter os genes que levam ao excesso de peso, mas sabemos que eles podem ser ativados ou desligados por alguns fatores, é o que chamamos de epigenética. Este conceito não é novo, e vem sendo estudado pela nutrigenômica (que estuda como alimentos, plantas e suplementos influenciam na expressão dos nossos genes) e pela epigenômica (área que estuda como o meio ambiente interage com nossos genes). Portanto esta visão fatalista ligada á genética começa a se modificar.

Obesidade é uma doença multifatorial

Sabemos que a obesidade é uma doença multifatorial. Sabemos também a alimentação é apenas uma parte desta equação, e a sua importância varia de pessoa para pessoa. Alguns podem estar acima do peso por comer muito e outros por estarem comendo alimentos inadequados para seu perfil metabólico.

Liberação de insulina

Um regime alimentar rico em carboidratos simples (de alto índice glicêmico) como doces e massas aumenta a produção e liberação de insulina (hormônio responsável pela metabolização dos açúcares) pelo pâncreas. Quanto mais carboidratos ingerimos, mais insulina produzimos e mais necessidade de açúcar continuamos a ter. É um círculo vicioso que tem como consequência o acúmulo de gordura.

Emagrecimento rápido

Na expectativa de um emagrecimento rápido muitos gordinhos e gordinhas buscam por dietas radicais, geralmente hipocalóricas. Podem até conseguir algum resultado no curto prazo (a custa da perda de água, tecido muscular e claro gordura). Mas o grande problema no emagrecimento rápido é a perda de massa muscular que ira levar a uma redução do metabolismo basal, pois nossos músculos são os grandes gastadores de energia do nosso corpo. Depois quando param estas dietas, que não são sustentáveis por muito tempo, estas pessoas voltam a engordar e quase sempre voltam para o peso em que estavam, quando não ficam acima dele.

Mudança de hábitos, não só alimentares

Do meu ponto de vista se não houver uma mudança de hábitos, não só alimentares dificilmente alguém vai conseguir emagrecer e manter o peso adequado. Além de uma dieta equilibrada, precisamos ter uma atividade física consistente e quando for necessária uma abordagem medicamentosa também, preferencialmente com medicações naturais.

Para termos um processo de emagrecimento saudável tão importante quanto uma dieta que produza um balanço calórico negativo, é mudarmos nossos hábitos para que o nosso corpo passe a queimar mais calorias e o peso ideal se mantenha ao longo dos anos.

Dr. Fabio Pisani

 

** Consultas nas áreas de Ortomolecular e Acupuntura são apenas particulares**

 

Site: www.fabiopisani.med.br

 

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa

Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990

Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 

CRM 43711

R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí

Campinas, SP, CEP 13024-040

Fones: (19) 3254-4012 e 3254-0747

E-mail: drfabiopisani@gmail.com

 

Para seguir e curtir, clique abaixo

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa
Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990
Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993
CRM 43711

Deixe um comentário

2 Comentários em "Metabolismo Lento, veja como ele causa tendencia para engordar"

Deixe uma resposta

Ordenar por:   Mais novo | Mais antigo | Mais Votado
wpDiscuz