Potássio e hipertensão, saiba como ele pode reduzir a pressão alta

O consumo de apenas 4,7 gramas de potássio é equivalente a cortar 4 gramas de “cloreto de sódio (sal de cozinha), quando se trata de redução da pressão arterial.

Bananas costumam ter em média 5 gramas de potássio por unidade.

potássio hipertensão
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Também são boas fontes de potássio:

  1. Acelga (1 xícara = 1 g de potássio)
  2. Abóbora moranga (1 xícara = 1 g)
  3. Abacate (1/2 unidade = 8 g )
  4. Damasco seco (1/2 xícara = 9 g
  5. Batata assada (1 unidade grande 9 g)

Pesquisa mostra que o aumento no consumo de potássio pode melhorar os níveis da pressão arterial.

Em se tratando hipertensão arterial, ingerir 4,7 g de potássio, pode contrabalançar o efeito deletério de 4 g de cloreto de sódio (sal comum de cozinha).

Uma banana pode conter cerca de 5 g de potássio, outros alimentos que também contém potássio precisam de quantidades bem maiores para fornecerem a mesma quantidade.

Consumo de Potássio pode ajudar a reduzir a hipertensão

Há muito se sabe que pessoas que consomem altas quantidades de potássio tendem a apresentar níveis de pressão arterial mais baixos, porém um novo estudo revelou quão importantes podem ser os benefícios.

Pesquisadores determinaram que o aumento do consumo médio de potássio para o nível recomendado de 4,7 gramas por dia, reduziria a pressão arterial de 1,7 a 3,2 mm Hg em uma larga escala populacional. Esta redução, é similar à redução que ocorreria se diminuíssemos o consumo de sal em 4 gramas por dia.

Embora o sal de cozinha venha sendo apontado como o grande responsável pelos quadros de hipertensão arterial, alguns pesquisadores afirmam que o açúcar e não o sal, seria o grande vilão neste caso.

Ligação entre Potássio e pressão alta

O potássio é um íon que atua em conjunto com o sódio na membrana celular. Enquanto o sódio está predominantemente no meio extracelular, o potássio se encontra em sua maior parte dentro das células.

A concentração de potássio é cerca de 30 vezes mais alta dentro do que fora das células. Esta concentração deve ser mantida para realizar as funções que incluem, além da interação com o sódio para ajudar no controle da transmissão do impulso nervoso, o controle da contração do músculo e da função cardíaca.

O equilíbrio entre sódio e potássio é feito pelas bombas de sódio-potássio que se encontram na membrana celular.

Existe uma conexão entre baixos níveis de potássio e hipertensão arterial.  O aumento dos níveis de potássio deve receber tanta atenção quanto uma dieta com baixo teor de sódio para o gerenciamento da pressão arterial.

Sinais de deficiência de Potássio

O potássio encontra-se fartamente disponível em frutas e vegetais.

Portanto, se você tem pressão arterial alta, isto pode ser sinal de que seu organismo está com deficiência potássio.

Em casos de vômitos, diarreia ou transpiração excessiva, também podem reduzir os níveis de potássio, assim como alguns medicamentos, como diuréticos, laxantes, quimioterápicos e anti-inflamatórios esteroides, como a Prednisona.

Sinais deficiência de potássio incluem fadiga, fraqueza muscular, cólicas abdominais e cãibras, e em casos mais graves, alterações do ritmo cardíaco.

Melhores fontes naturais de Potássio

Muitas pessoas pensam imediatamente nas bananas quando se trata de ingerir potássio.

As bananas contêm sim potássio, porém a maioria das outras frutas e vegetais também o contém.

O potássio é o nutriente predominante na maioria das frutas e vegetais, porém há outros alimentos igualmente ricos em potássio.

Um abacate, por exemplo, tem duas vezes mais potássio que a banana e é rico em gordura monoinsaturada, excelente para a saúde.

A abóbora moranga é uma boa opção para repor o potássio, porém deve ser consumida moderadamente devido a seu alto teor de carboidratos.

A seguir alguns alimentos e seus teores de potássio:

  1. Abacate (874 mg por xícara)
  2. Abóbora moranga (1 xícara = 1 g)
  3. Acelga (960 mg de potássio por xícara)
  4. Aipo (344 mg por xícara)
  5. Alface romana (324 mg a cada 2 xícaras)
  6. Banana (5 g por unidade)
  7. Brócolis (505 mg por xícara)
  8. Couve-de-bruxelas (494 mg por xícara)
  9. Espinafre (838 mg por xícara)
  10. Damasco seco (1/2 xícara = 9 g)
  11. Batata assada (1 unidade grande = 9 g)

Se você é hipertenso, aumentar o consumo de potássio é altamente recomendado. O nível atualmente recomendado para adultos é 4.700 mg por dia.

Mas sempre procure ajuda de um profissional de saúde para fazer mudanças em seus hábitos alimentares.

 

 

Dr. Fabio Pisani

 

** Consultas nas áreas de Ortomolecular e Acupuntura são apenas particulares**

 

Site: www.fabiopisani.med.br

 

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa

Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990

Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 

CRM 43711

R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí

Campinas, SP, CEP 13024-040

Fones: (19) 3254-4012 e 3254-0747

E-mail: drfabiopisani@gmail.com

 

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