Predominância estrogênica, entenda a relação com excesso de peso

Como há muito tempo já se sabe que os fatores que determinam o excesso de peso são muito mais complexos do que uma simples conta de somar e subtrair calorias.

predominância estrogênica
predominância estrogênica

Papel dos hormônios no metabolismo

Atualmente sabemos que a forma como metabolizamos as calorias é mais importante que a ingesta calórica propriamente. Dentre os fatores que influenciam esta forma de utilizar as calorias, estão os hormônios, os mais sabidamente envolvidos neste processo são: os hormônios da tireoide T4 e T3, os do pâncreas, a insulina e o glucagon, o cortisol da suprarrenal e os hormônios sexuais, os estrógenos, a progesterona e a testosterona.

Depois dos 30 anos o peso aumenta

Todos já percebemos que por volta dos 30 e poucos anos, “do nada”, o nosso peso começa a aumentar discretamente e quando tentemos emagrecer, a cada ano é mais difícil, não é?

O que os estudos mais recentes estão mostrando, é que um dos fatores envolvidos neste tipo de ganho de peso é a “dominância estrogênica”, mas que bicho é este?

Embora o efeito seja o mesmo no homem e na mulher, as explicações são diferentes, pois nossos metabolismos são muito diferentes.

Nas mulheres baixa da progesterona causa dominância estrogênica

Na mulher à medica em que ela se aproxima da menopausa, começam a declinar os estrógenos, a progesterona e a testosterona. Dentre eles a progesterona é quem diminui mais rapidamente, e então a proporção equilibrada entre progesterona e estrógenos fica afetada, passando os estrógenos a dominarem, daí dominância estrogênica. Esta desproporção, mais aliada a uma diminuição dos níveis de testosterona, que já são baixos nas mulheres, levam a uma diminuição da massa muscular e consequente desaceleração do metabolismo e aumento do peso. Mas nada de pânico, não é simples, mas tem tratamento.

Nos homens a testosterona cai  e o estradiol aumenta um pouco

Nos homens, a história é um pouco diferente. Todos nós já vimos que alguns homens acima do peso além da barrigona, começam a desenvolver “seios”, você deve estar rindo, mas é verdade, porque isso ocorre?

Da mesma forma como as mulheres tem um pouquinho da nossa testosterona, nós também temos um pouquinho de hormônios femininos, estrógenos e progesterona. E também a medida que envelhecemos e a nossa testosterona começa a declinar, a proporção entre testosterona e estradiol, que é um dos estrógenos, fica desequilibrada. Mas o  caminho mais importante nos homens é a conversão de parte da testosterona para estradiol que acontece por aumento de uma enzima chamada aromatase.  Estes dois caminhos levam à dominância estrogênica! Que no caso dos homens além de aumentar a barriga, pode nos dar um belo par de “seios”. Mas fiquem calmos, que também da para tratar, mas é muito melhor prevenir!

Substâncias que parecem hormônios, mas não são

Como se isso não bastasse, para piorar a situação nas últimas décadas temos tido um aumento espetacular substancias chamadas de xenoestrógenos, xeno o que? São substancias que uma vez dentro do nosso corpo, comportam-se como estrógenos. Eles podem ser hormônios sintéticos, fito hormônios e algumas substâncias derivadas de plásticos, entre outros. Se você toma café ou qualquer liquido quente em recipiente plástico, pare de fazê-lo, pois isso libera uma sustância chamada dioxina, que comporta-se como um estrógeno. Na realidade estamos vivendo num mundo estrogenizado!

Dr. Fabio Pisani

 

** Consultas nas áreas de Ortomolecular e Acupuntura são apenas particulares**

 

Site: www.fabiopisani.med.br

 

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa

Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990

Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993 

CRM 43711

R Dr. Vieira Bueno, 142, Cambuí

Campinas, SP, CEP 13024-040

Fones: (19) 3254-4012 e 3254-0747

E-mail: drfabiopisani@gmail.com

 

Para seguir e curtir, clique abaixo

Medicina Ortomolecular I Acupuntura Médica I Fitoterapia Chinesa
Título pela AMHB de especialização em Homeopatia em 1990
Título pelo CBA de especialização em Acupuntura em 1993
CRM 43711

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe uma resposta

wpDiscuz