Acupuntura e Insônia, veja como ela Acalma a Mente e Relaxa

A acupuntura acalma a mente, por isso pode ser muito útil para quem, mesmo quando muito cansado, não consegue relaxar e pegar no sono.

acupuntura e insônia
acupuntura e insônia

O coração, a sede da mente

Os chineses antigos imaginavam que a sede da nossa mente era o coração. À primeira vista isso pode parecer fantasioso, mas estudos recentes, tem mostrado que o coração pode sim ter um tipo de mente própria!

O coração, do ponto de vista energético, está associado aos processos de consciência da mente.

Quando há alteração da energia do coração podemos ter tanto um processo de embotamento quanto um quadro de hiperatividade.

Alegria demais pode lesar a energia do coração

As emoções mais frequentemente associadas ao coração são a alegria (euforia) e a ansiedade. Parece estranho que a alegria possa provocar alterações para pior no nosso organismo. Mas, alegria em excesso dissipa a energia do coração. Podemos perceber isto como uma certa moleza que aparece quando rimos muito, por exemplo, quando vamos a algum show de humor.

Estruturas ligadas ao coração

As estruturas ligadas ao coração são os vasos, a língua e a hipófise.

Sistema vascular

As alterações dos vasos ligadas ao coração vão desde as varizes até os acidentes vasculares. Aqueles microvasos que aparecem nas pernas das mulheres estão mais ligados energeticamente ao fígado.

O coração está na cara

A energia do coração determina a expressão do rosto, a coloração, o brilho, isto é, a energia do coração vai dizer como estamos de uma forma mais global.

A cor associada ao coração é o vermelho, que podemos ver principalmente no rosto das pessoas muito ansiosas.

Você tem insônia?

O coração está envolvido em um tipo de insônia, que é aquela em que a pessoa deita e não consegue dormir por causa do fluxo contínuo dos pensamentos, isto é, existe muita agitação mental. Temos outro tipo de insônia em que a pessoa não consegue ficar deitada, tem que levantar, ler, ver televisão ou comer alguma coisa. Neste caso há uma agitação motora e a pessoa não consegue ficar na cama, este tipo está relacionado com o fígado em desarmonia.

Sonhos vívidos

Outra manifestação que podemos observar, quando o coração não está harmonizado é o excesso de sonhos e os sonhos vívidos.

 

Texto extraído do livro “Mudança de Hábito Alimentar”.

acupuntura equilíbrio
acupuntura equilíbrio

 

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Formação e Pós-Graduação Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1981 Pós-Graduação em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná Título de especialização em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMHB) em 1990. RQE: 69860 Pós-Graduação em Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Título de especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em 1993. RQE: 69859 Livros Publicados “Mudança de Hábito Alimentar”, publicado em 1995, atualmente na 4ª edição “Emagrecer, porque só fechar a boca não resolve”, primeira edição em 2014. Áreas de Atuação Sócio proprietário da Clínica Salutaris, que foi criada na cidade de Campinas, SP em 1985. A nossa atuação se dá nas áreas, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Ortomolecular. A proposta do meu trabalho, é através de um tratamento personalizado, considerando a individualidade de cada pessoa, não apenas tratar doenças, principalmente preveni-las. A busca pelo equilíbrio bioquímico e energético, é o melhor caminho para atingirmos um nível ótimo de saúde, e com isso ampliarmos ao máximo nosso período de vida saudável e encurtarmos o nosso tempo de doença. Este objetivo pode ser atingido através de várias estratégias, que vão da mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eliminação de toxinas que nos fazem adoecer, chegando a suplementação de vitaminas, minerais, nutracêuticos e fitonutrientes. Terapias como Homeopatia e Acupuntura são ótimas ferramentas que tratarmos desequilíbrios de ordem mental e emocional, e podem ser utilizadas quando necessárias. Mudanças no estilo de vida, como atividade. Por fim, a proposta do nosso é tratar o paciente de uma forma individualizada, e o mais completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *