Envelhecimento Saudável Conheça Seus Fundamentos

O envelhecimento saudável é uma abordagem que vem ganhando espaço dentro da medicina.

envelhecimento saudável, longevidade saudável

Como o aumento do tempo de vida da população mundial, hoje em dia não queremos apenas viver mais, mas sim viver o maior tempo possível com saúde.

O ser humano sempre lutou contra o fenômeno do envelhecimento, situação absolutamente natural na evolução da vida.

Entretanto, à medida que condições higienodietéticas e a própria tecnologia na área da saúde se desenvolve, verificou-se que o próprio processo do envelhecimento pode ser atenuado, aprimorando-se a vitalidade e a jovialidade.

Exitem 3 Formas de Envelhecimento 

ENVELHECIMENTO ANORMAL

Onde o individuo não tem os mínimos cuidados com o organismo, agredindo-o durante toda a vida, seja com alimentação inadequada, álcool, fumo e drogas, além de falta de atividade física.

ENVELHECIMENTO NORMAL

Onde se procura dar ao organismo a matéria-prima adequada para que ele se desempenhe bem, nutrindo-o de forma mais satisfatória possível, além de abster-se de hábitos que interferem sabidamente sobre a qualidade de vida (álcool, fumo, drogas, etc.) e usando medidas de manutenção de peso e lazer satisfatório.

ENVELHECIMENTO MÍNIMO

Quando, além das medidas anteriores, se procura abastecer o corpo de elementos protetores tais como antioxidantes que combatem excesso de radicais livres, alimentação correta do ponto de vista de equilíbrio.

Também se utilizam modernas técnicas chamadas de “antienvelhecimento” que não objetivam rejuvenescer,  mas fazem com que surjam condições de se retardar o envelhecimento mais acentuado.

Hoje se sabe que, diminuindo-se a velocidade do declínio hormonal, aumenta-se a jovialidade.

Nossa meta deve ser viver o maior número de anos com boa saúde, e adoecer apenas no final da nossa vida.

Esse texto foi baseado em artigo do Dr Sérgio Vaisman

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Formação e Pós-Graduação Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1981 Pós-Graduação em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná Título de especialização em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMHB) em 1990. RQE: 69860 Pós-Graduação em Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Título de especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em 1993. RQE: 69859 Livros Publicados “Mudança de Hábito Alimentar”, publicado em 1995, atualmente na 4ª edição “Emagrecer, porque só fechar a boca não resolve”, primeira edição em 2014. Áreas de Atuação Sócio proprietário da Clínica Salutaris, que foi criada na cidade de Campinas, SP em 1985. A nossa atuação se dá nas áreas, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Ortomolecular. A proposta do meu trabalho, é através de um tratamento personalizado, considerando a individualidade de cada pessoa, não apenas tratar doenças, principalmente preveni-las. A busca pelo equilíbrio bioquímico e energético, é o melhor caminho para atingirmos um nível ótimo de saúde, e com isso ampliarmos ao máximo nosso período de vida saudável e encurtarmos o nosso tempo de doença. Este objetivo pode ser atingido através de várias estratégias, que vão da mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eliminação de toxinas que nos fazem adoecer, chegando a suplementação de vitaminas, minerais, nutracêuticos e fitonutrientes. Terapias como Homeopatia e Acupuntura são ótimas ferramentas que tratarmos desequilíbrios de ordem mental e emocional, e podem ser utilizadas quando necessárias. Mudanças no estilo de vida, como atividade. Por fim, a proposta do nosso é tratar o paciente de uma forma individualizada, e o mais completa.

Deixe uma resposta