Dr Fabio Pisani

Minha carreira médica iniciou-se em 1982, no CTA em São José dos Campos, onde por 3 anos atuei no ambulatório médico.

Em 1985 voltei para Campinas onde junto com outros colegas homeopatas, criamos o primeiro Pronto Homeopático do Brasil, que tornou-se a Clínica Salutaris, da qual sou um dos sócios fundadores.

Nos primeiros anos de exercício profissional, enquanto a clínica particular ainda engatinhava, trabalhei em vários pronto socorros da nossa região.

Minha atuação como clínico geral nos plantões, e como homeopata na nossa clínica, me gerou uma angústia muito grande, pois na homeopatia eu buscava tratar o paciente como um todo, e no hospital o tratamento devia ser mais rápido, focado apenas no quadro agudo que o paciente apresentava.

Esse sentimento de insatisfação, foi bom, pois me fez optar pelo tipo de medicina que eu queria fazer daí para frente.

Então, após a conclusão da minha formação em homeopatia, logo em seguida iniciei a formação em acupuntura, e obtive os títulos de especialidade nessas duas áreas, logo nas primeiras provas para obtenção dos títulos.

Depois vieram os cursos de Fitoterapia e Ortomolecular, entre outros, pois com o tempo percebi que a verdadeira Medicina, é Integrativa, e que não existe uma abordagem que funcione para todos os pacientes.

Hoje, com mais de 40 anos de prática clínica, aprendi muito com meus pacientes, muitos dos quais se tornaram mais que amigos, também aprendi que o tratamento tem que ser feito da forma mais individualizada possível, considerando as características emocionais, mentais e bioquímicas de cada um.

Recebi meu diploma médico em 21 de dezembro de 1981, uma frase que não entendi naquele dia, nunca me saiu da cabeça “Primum non nocere , secundum cavere , tertium sanare” Hipócrates. Traduzindo: Em primeiro lugar não fazer mal, em segundo, prevenir e em terceiro curar”.

Penso que uma boa prática de medicina, caminha sempre com o desejo sincero de ajudar o paciente, e a busca constante pelo conhecimento.