Emagrecimento Saudável

Sabemos que as dietas hipocalóricas tendem ao fracasso no longo prazo, pois quanto mais se reduz a quantidade de calorias, mais o corpo reduz o metabolismo, isto é, comer menos faz o corpo gastar menos calorias.

Pior ainda são os longos períodos de jejum, que forçam o corpo a converter músculos (proteína) em energia, e perdemos o tecido que mais queima calorias.

E quando se recupera o peso novamente, o que é muito comum, o tecido muscular é substituído por gordura, gerando o efeito sanfona. Se você ainda pensa que para emagrecer é só “fechar a boca”, você está errado.

Para aumentar o metabolismo, e emagrecer com saúde, além da restrição calórica e da atividade física, existem alimentos e suplementos que podem ajudar.

Para emagrecer o caminho a restrição calórica e adequar a alimentação de acordo com seu perfil metabólico.

Mas quem quer emagrecer deve entender que não pode vai ser emagrecida(o) pelo médico.

É essencial compreender que o excesso de peso decorre desequilíbrios alimentares, bioquímicos e metabólicos, e que não existe um medicamento ou tratamento milagroso que equilibre todos os fatores envolvidos no ganho de peso!

O emagrecimento ocorre como resultado do equilíbrio geral do organismo. Não um objetivo a ser alcançado a qualquer preço.

Na Medicina Integrativa o tratamento envolve: mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos, modulação dos neurotransmissores (Serotonina, GABA, Dopamina) para reduzir a ansiedade e as compulsões, e de hormônios como o Cortisol e a Insulina e hormônios tireoidianos, de acordo com cada caso.

Também podem ser utilizados os termogênicos, que são substancias que aumentam a saciedade e estimulam a queima de tecido gorduroso.

 

emagrecimento