Hipotireoidismo (Metabolismo Lento)

Taxa de metabolismo basal é o quanto de calorias o nosso corpo gasta em repouso. Cerca de 60 a 65% das nossas calorias são gastas apenas para manter no corpo funcionando. O ritmo do metabolismo basal, é controlado pela tireoide.

Muitas vezes o funcionamento mais lento da tireoide não é detectado pelos exames, e acaba ficando sem tratamento. Hoje sabemos que existe um tipo de hipotireoidismo que ocorre, mesmo quando os exames estão dentro da faixa de normalidade estatística, pesquisadores o chamam de hipotireoidismo subclínico.

Os principais sintomas de hipotireoidismo são: ganho de peso e dificuldade para emagrecer, inchaço, constipação, sensibilidade aumentada ao frio, irregularidades menstruais, perda da libido, pele e cabelos secos, unhas fracas, cansaço constante, sem energia, memória fraca, fibromialgia, depressão, palpitações, entre outros. Existem várias formas de nutrir a tireoide, que passam pela reposição de minerais, aminoácidos, vitaminas e fitonutrientes, e que podem melhorar a função tireoidiana.

 

Tratamento para hipotireoidismo