O que é Ortomolecular?

A Medicina Ortomolecular é um tipo de terapêutica médica complementar, em que se usam vitaminas, minerais, fitoterápicos e suplementos nutricionais. Aqui no Brasil, não é considerada como especialidade médica ainda.  Ela pode tratar e prevenir várias patologias, principalmente aquelas relacionadas ao envelhecimento como: doenças cardiovasculares, colesterol elevado, depressão, osteoporose, artrite, menopausa, andropausa, diminuição de libido, excesso de peso, hipotireoidismo, fadiga crônica, fadiga adrenal, imunidade baixa, disbiose intestinal, entre várias outras.


Quais são os exames Ortomoleculares?

De acordo com as queixas de cada paciente, são solicitados exames laboratoriais de rotina (sangue, fezes e urina). Também podem ser solicitados exames de imagem como raio X, ultrassom, tomografia e ressonância magnética, se forem necessários.
Também poderá ser solicitado um tipo de exame mais especifico, o mineralograma, que nos mostra quais minerais estão em falta, ou excesso no organismo, bem como possíveis intoxicações por metais tóxicos como Chumbo, Alumínio, Mercúrio, Cádmio, Arsênio entre outros, que devem ser eliminados do nosso corpo.

Como é feita a consulta Ortomolecular?

É feita uma consulta clínica geral, e de acordo com as queixas de cada paciente, são solicitados exames laboratoriais de rotina (sangue, fezes e urina). Também poderão ser solicitados exames de Imagem (raio X, ultrassom, tomografia e ressonância magnética) se forem  necessários.
Também poderá ser solicitado um tipo de exame mais especifico, o mineralograma, que nos mostra quais minerais estão em falta, ou excesso no organismo, bem como possíveis intoxicações por metais tóxicos como Chumbo, Alumínio, Mercúrio, Cádmio, Arsênio entre outros, que devem ser eliminados do nosso corpo.
Os tratamentos são sempre personalizados, e dependendo de cada caso, podem ser prescritas Vitaminas, Sais Minerais, Aminoácidos, Fitonutrientes, Nutracêuticos, Hormônios Bioidênticos e Fitoterápicos. As doses também são sempre personalizadas para cada paciente.

O que é Dieta Ortomolecular?

Na verdade não existe uma Dieta Ortomolecular. O emagrecimento saudável tem 3 pilares, um plano alimentar com restrição calórica, e que leve ao equilíbrio bioquímico, tratando as causas do sobrepeso. Deve incluir também atividade física regular e adequada a cada caso, e por fim a suplementação com Vitaminas, Sais Minerais, Aminoácidos, Fitonutrientes, Nutracêuticos e Fitoterápicos, que irão otimizar o processo de emagrecimento.



Formação e Pós-Graduação Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1981 Pós-Graduação em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná Título de especialização em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMHB) em 1990. RQE: 69860 Pós-Graduação em Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Título de especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em 1993. RQE: 69859 Livros Publicados “Mudança de Hábito Alimentar”, publicado em 1995, atualmente na 4ª edição “Emagrecer, porque só fechar a boca não resolve”, primeira edição em 2014. Áreas de Atuação Sócio proprietário da Clínica Salutaris, que foi criada na cidade de Campinas, SP em 1985. A nossa atuação se dá nas áreas, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Ortomolecular. A proposta do meu trabalho, é através de um tratamento personalizado, considerando a individualidade de cada pessoa, não apenas tratar doenças, principalmente preveni-las. A busca pelo equilíbrio bioquímico e energético, é o melhor caminho para atingirmos um nível ótimo de saúde, e com isso ampliarmos ao máximo nosso período de vida saudável e encurtarmos o nosso tempo de doença. Este objetivo pode ser atingido através de várias estratégias, que vão da mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eliminação de toxinas que nos fazem adoecer, chegando a suplementação de vitaminas, minerais, nutracêuticos e fitonutrientes. Terapias como Homeopatia e Acupuntura são ótimas ferramentas que tratarmos desequilíbrios de ordem mental e emocional, e podem ser utilizadas quando necessárias. Mudanças no estilo de vida, como atividade. Por fim, a proposta do nosso é tratar o paciente de uma forma individualizada, e o mais completa.