Suplementos de Magnésio, Conheça as Melhores Formas

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No Brasil temos carência de magnésio no solo, por isso devemos usar suplementos de Magnésio, para este mineral é extremamente importante para nossa saúde.

Frequentemente me perguntam qual é a melhor forma de suplementação do magnésio.
De acordo com a Sociedade Americana de Quiropraxia estima-se que 68 a 80% da população dos Estados Unidos é deficiente em magnésio mineral essencial. O mesmo se passa no Brasil.
O magnésio é mais abundante no solo de países onde existem vulcões, por consequência nosso solo é carente deste mineral.

Por que Devemos Usar Suplementos de Magnésio?

A carência do magnésio no solo dificulta a sua reposição adequada através apenas da alimentação, pois embora o encontremos em muitos alimentos, a quantidade de determinado alimento necessária para uma suplementação adequada seria muito grande.
A diminuição da quantidade de magnésio em frutas, legumes, grãos e verduras, aliada ao uso crescente de alimentos industrializados agravaram a carência de magnésio em nosso corpo nas últimas décadas.
O fato é que tanto brasileiros quanto americanos possuem baixas quantidades de magnésio em sua alimentação diária e necessitam de alguma suplementação.

O Que a Falta de Magnésio Pode Causar

O magnésio é um mineral muito importante em inúmeras reações bioquímicas em nossas células.
A carência de magnésio está presente em várias patologias como a osteoporose (juntamente com o cálcio e a vitamina D), na depressão e no stress onde sua falta diminui a formação de serotonina.
Como o magnésio está envolvido com o processo de relaxamento muscular, pode ser usado nas dores musculares crônicas e também ajuda no controle da hipertensão arterial, pois relaxa o tecido muscular das artérias.
Também pode ser útil no diabetes e na redução do tecido gorduroso, pois atua no metabolismo da glicose, reduzindo a resistência à insulina.

Pensando em Tomar Magnésio?

Atualmente muitas pessoas buscam repor o magnésio, muitas vezes por conta própria.
É importante frisar que NÃO RECOMENDO o uso sem orientação de um profissional médico ou nutricionista, pois eles poderão indicar qual é a melhor forma e dose para cada pessoa.
Como para ser absorvido o magnésio precisa estar ligado a uma outra substância, que pode ser outro mineral ou um aminoácido por exemplo, abaixo segue alguns compostos com magnésio.

Alguns Suplementos de Magnésio

Formas mais bem absorvidas:

Citrato de Magnésio é o suplemento de magnésio mais popular, provavelmente porque é barato e de fácil absorção. Dado que o ácido cítrico é um laxante suave, as funções de citrato de magnésio como um auxiliar da obstipação/prisão de ventre, assim como uma excelente fonte de magnésio. É uma ótima opção para pessoas com constipação, mas não é adequado para aqueles que evacuam várias vezes ao dia.

Magnésio Taurina ou taurato de magnésio, é a melhor escolha de suplemento de magnésio para pessoas com problemas cardiovasculares, uma vez que ele é conhecido por prevenir arritmias e proteger o coração dos danos causados por ataques cardíacos. O Taurato magnésio é facilmente absorvido (magnésio e taurina para estabilizar as membranas celulares juntos) e não tem propriedades laxantes.

Magnésio Dimalato ou dimalato de magnésio é uma escolha fantástica para pessoas que sofrem de fadiga, uma vez que o ácido málico, um ácido natural presente na maioria das células do corpo, é um componente vital de enzimas que desempenham um papel fundamental na síntese de ATP e energia produção. Uma vez que as ligações iônicas de magnésio e ácido málico são facilmente quebradas, malato de magnésio também é altamente solúvel.

Magnésio Glicina: ou glicinato de magnésio (magnésio ligado com a glicina, um aminoácido não essencial) é uma das formas mais bio disponíveis e absorvíveis de magnésio e também o menos provável de induzir diarreia. Ele é a opção mais segura para corrigir uma deficiência de longo prazo.

Cloreto de Magnésio: Embora o cloreto de magnésio contenha apenas cerca de 12 % de magnésio elementar, tem uma taxa de absorção impressionante é a melhor forma de levar a magnésio para desintoxicar as células e os tecidos. Além disso, o cloreto de magnésio auxilia a função renal e pode estimular o metabolismo. O grande inconveniente desta forma de magnésio é o sabor nada agradável.

Carbonato de Magnésio: é uma outra forma popular, bio disponível de magnésio que na verdade, se transforma em cloreto de magnésio, quando se mistura com o ácido clorídrico no nosso estômago. É uma boa opção para pessoas que sofrem de indigestão e refluxo ácido, pois contém propriedades antiácido.

Formas menos bio disponíveis:

Óxido de Magnésio: O óxido de magnésio é a forma mais comum de magnésio vendidos nas farmácias, mas não é quelado e possui uma taxa de absorção deficiente comparado com aquelas listadas acima.

Sulfato de Magnésio: O sulfato de magnésio, também chamado de sal de Epsom, é uma ajuda para a obstipação, para aliviar asma e para relaxar os músculos, mas uma fonte insegura de magnésio na dieta, uma vez que é fácil produzir uma overdose dada a sua rápida absorção. Os Sais de Epsom são mais usados em banhos de emersão para aliviar a tensão e tratar da pele e músculos contraídos e doridos. Na sua forma injetável antigamente foi muito utilizado para crises de enxaqueca e no controle de hipertensão própria da gravidez.

Glutamato e Aspartato de Magnésio: Evite estas duas formas de magnésio completamente. Ácido glutâmico e ácido aspártico são componentes do perigoso adoçante artificial aspartame e ambos se tornam em neurotoxinas quando não são ligados a outros aminoácidos.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Formação e Pós-Graduação Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1981 Pós-Graduação em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná Título de especialização em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMHB) em 1990. RQE: 69860 Pós-Graduação em Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Título de especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em 1993. RQE: 69859 Livros Publicados “Mudança de Hábito Alimentar”, publicado em 1995, atualmente na 4ª edição “Emagrecer, porque só fechar a boca não resolve”, primeira edição em 2014. Áreas de Atuação Sócio proprietário da Clínica Salutaris, que foi criada na cidade de Campinas, SP em 1985. A nossa atuação se dá nas áreas, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Ortomolecular. A proposta do meu trabalho, é através de um tratamento personalizado, considerando a individualidade de cada pessoa, não apenas tratar doenças, principalmente preveni-las. A busca pelo equilíbrio bioquímico e energético, é o melhor caminho para atingirmos um nível ótimo de saúde, e com isso ampliarmos ao máximo nosso período de vida saudável e encurtarmos o nosso tempo de doença. Este objetivo pode ser atingido através de várias estratégias, que vão da mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eliminação de toxinas que nos fazem adoecer, chegando a suplementação de vitaminas, minerais, nutracêuticos e fitonutrientes. Terapias como Homeopatia e Acupuntura são ótimas ferramentas que tratarmos desequilíbrios de ordem mental e emocional, e podem ser utilizadas quando necessárias. Mudanças no estilo de vida, como atividade. Por fim, a proposta do nosso é tratar o paciente de uma forma individualizada, e o mais completa.

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