Vitamina B12, Saiba Porque é Tão Essencial Para Saúde

Fato é que nós médicos saímos da faculdade de medicina com um conhecimento muito pobre dos aspectos nutricionais e seus impactos sobre a nossa saúde. Saiba aqui, porque Vitamina B12 ou Cobalamina é tão Essencial Saúde.

Que as vitaminas são extremamente importantes para promoção e manutenção da nossa saúde, ninguém duvida. Mas também é fato que as faculdades de medicina dedicam um espaço mínimo nas suas grades curriculares, tanto para os estudos das vitaminas e minerais, com da nutrição de uma forma geral.

Algumas Funções da Cobalamina

De tempos em tempos, surgem na mídia informações sobre as propriedades maravilhosas de uma determinada vitamina. Este é o caso da vitamina B 12, que sabemos atua em funções crucias do nosso metabolismo.

A vitamina B12 influencia diretamente o metabolismo de todas as células do organismo. Ela regula e sintetiza o DNA e a formação do sangue. Novos estudos sugerem que a vitamina B12 pode ser muito mais importante para o metabolismo mitocondrial do que se imaginava anteriormente.

Estudos indicam que a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, pode desempenhar papel crucial no crescimento das células.

A Importância da Cobalamina na Dieta

A vitamina B12 é absorvida no intestino delgado, mas como ela está ligada a uma proteína de origem animal, precisa de uma acidez estomacal adequada, para que seja separada desta proteína e se ligue ao fator intrínseco, para só então ser absorvida pelo intestino e passe para o sangue.

É importante salientar que o uso crônico de antiácidos, principalmente os inibidores da bomba de prótons, como o Omeprazol e seus derivados, podem ao longo do tempo causar uma deficiência da vitamina B12.

A produção e a manutenção de uma nova célula, assim como a síntese do DNA, fazem com que a cobalamina seja vital para a saúde.

Sinais e Sintomas da Deficiência de Vitamina B12

Níveis baixos de vitamina B12 podem resultar em problemas neurológicos como demência senil e Alzheimer.

A produção ineficiente de células sanguíneas como a anemia megaloblástica também são indicações de baixos níveis de vitamina B12.

Também a sensação de “formigamento”, principalmente nos membros, pode estar associada ao déficit desta vitamina.

Abaixo uma lista mais completa, com sinais e sintomas associados a esta deficiência :

  • Aftas e estomatite
  • Anemia megaloblástica
  • Arteriosclerose
  • AVC
  • Branqueamento dos cabelos
  • Confusão mental
  • Demência senil
  • Depressão
  • Diarreia ou constipação
  • Dor de estômago e perda de peso
  • Espasmos musculares
  • Fadiga crônica
  • Fadiga desproporcional
  • Falta de concentração
  • Formigamento e dormência dos membros
  • Formigamento nos pés
  • Fraqueza muscular
  • Imunodeficiência, e suscetibilidade a infecções
  • Infarto do Miocárdio
  • Infertilidade
  • Irritabilidade
  • Memória fraca
  • Nervosismo
  • Palidez
  • Paralisia
  • Perda de coordenação e equilíbrio
  • Perda de peso
  • Problemas de visão
  • Problemas gastrointestinais
  • Problemas motores
  • Taquicardia
  • Tonturas

Suplementação de Metilcobalamina Durante a Gravidez

Mulheres deficientes em B12 são 21% mais suscetíveis a ter um parto prematuro, segundo um estudo.

A Vitamina B12 é um nutriente essencial encontrado somente em produtos de origem animal como carne, leite e ovos. Mulheres grávidas que consomem poucos alimentos derivados de animais aumentam o risco de desenvolver deficiência em metilcobalamina.

Tão importante quanto o consumo de quantidades adequadas de vitamina B12 é a escolha de alimentos de alta qualidade para a manutenção de níveis ótimos.

Vegetarianos Têm Maior Chance de Apresentar Deficiência de Vitamina B12

Baixos níveis de cobalamina são encontrados entre os vegetarianos, principalmente entre os veganos. A diferença é que, enquanto primeiro grupo geralmente consome ovos, peixe e lácteos, o segundo grupo geralmente não o faz, fazendo com que estes indivíduos necessitem mais consciência de seu consumo de nutrientes.

Fontes Naturais de Cobalamina

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Levedura alimentar e outros alimentos fortificados com B12 uma opção para aumentar o consumo de B12 através da dieta.

Carnes, Iogurte e queijo são outras fontes adicionais naturalmente ricas em vitamina B12.

A metilcobalamina é a única vitamina hidrossolúvel que se deposita no nosso corpo. Por isso, dependendo dos níveis de B12 no sangue, pode levar até 1 ano para que a deficiência dela se manifeste.

Os níveis ótimos de vitamina B 12 são acima de 700 pg/mL.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Formação e Pós-Graduação Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 1981 Pós-Graduação em Homeopatia, pela Associação Médica Homeopática do Paraná Título de especialização em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMHB) em 1990. RQE: 69860 Pós-Graduação em Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) Título de especialização em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (CBA) em 1993. RQE: 69859 Livros Publicados “Mudança de Hábito Alimentar”, publicado em 1995, atualmente na 4ª edição “Emagrecer, porque só fechar a boca não resolve”, primeira edição em 2014. Áreas de Atuação A nossa atuação se dá nas áreas de Homeopatia e Acupuntura. A proposta do meu trabalho, é através de um tratamento personalizado, considerando a individualidade bioquímica, mental e emocional de cada pessoa, não apenas tratar doenças, principalmente preveni-las. A busca pelo equilíbrio bioquímico e energético, é o melhor caminho para atingirmos um nível ótimo de saúde, e com isso ampliarmos ao máximo nosso período de vida saudável, e encurtarmos o nosso período de doença. Este objetivo pode ser atingido através de várias estratégias, que vão da mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares, eliminação de toxinas que nos fazem adoecer, e pela suplementação de vitaminas, minerais, nutracêuticos e fitonutrientes. Terapias como Homeopatia, Acupuntura e Reposição de Nutrientes são ótimas ferramentas para tratarmos desequilíbrios de ordem física, mental e emocional, e podem ser utilizadas quando necessárias. Mudanças no estilo de vida, como atividade física regular e adequada, redução do stress e sono reparador são essenciais para atingirmos esses objetivos. Em suma, o nosso objetivo, é tratar o paciente de uma forma personalizada e mais completa possível.

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