Orientações Alimentares para o Tratamento


Todos sabemos da importância da alimentação, seja recuperar, ou melhorar e otimizar a nossa saúde. Porém grande parte dos médicos não orientam a alimentação dos seus pacientes, ou quando o fazem, limitam-se aos velhos chavões, como, beba muita água, evite o sal e o açúcar, etc.

A alimentação tem papel importante na origem e perpetuação da maioria das DOENÇAS e DORES CRÔNICAS. A modificação de hábitos alimentares, e a remoção de toxinas é de suma importância para tratar e curar muitos problemas de saúde, bem como para nos manter saudáveis.

Porém, quando se faz um tratamento como este que propomos, as orientações alimentares são de grande importância, pois sabemos que praticamente todas as doenças crônico-degenerativas, como inflamações crônicas, artrose, artrite, doenças autoimunes, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, entre muitas outras, estão de alguma forma associadas à alimentação.

Vivemos hoje em um mundo muito poluído, e esta poluição é causa ainda pouco considerada de inúmeros problemas de saúde. Na esfera mental e emocional, temos mente confusa, raciocínio lento, inquietação, apatia, depressão, ansiedade, oscilações de humor. E também sintomas físicos como, cansaço fácil, diminuição da libido, dores pelo corpo, diminuição da imunidade, resfriados e infecções de repetição.

Um dos principais pilares do tratamento, antes mesmo de qualquer reposição de nutrientes, é a remoção de toxinas, metais tóxicos, poluentes, agrotóxicos, pesticidas, xenoestrógenos e alimentos nocivos da dieta, o que por si só, já torna possível o alívio de quadros dolorosos, e o desaparecimento de muitos dos sintomas que, incomodam a grande maioria das pessoas, e que não são tratados, mas sim aliviados, com as mais diversas medicações atualmente prescritas.

É mais importante eliminar do nosso corpo substâncias que estão nos intoxicando cronicamente, do simplesmente repor nutrientes que estão em falta.

A nossa reação aos alimentos é muito individual, não existe nenhum alimento que seja bom para todas as pessoas, pois cada um de nós tem sua forma particular de metabolizar os nutrientes, muitas vezes determinado alimento é “remédio” para uns, e “veneno” para outras pessoas.

Recomendações Gerais

Devemos restringir, ou até mesmo eliminar, alimentos como: trigo (farináceos em geral), soja, gordura trans (margarinas), óleos vegetais, adoçantes artificiais, açúcar, leite e derivados (laticínios em geral), sucos de frutas (todos) e sal de mesa refinado.

É importante frisar que, alimentos ingeridos em pequena quantidade, e com pouca frequência, não costumam nos causar problemas de saúde, exceto em casos especiais de alergias ou intolerâncias alimentares prévias.

Abaixo segue uma lista com os principais alimentos que podem de alguma forma causar danos à nossa saúde. Para alguns existem alternativas mais saudáveis, para outros, a solução é simplesmente eliminar da nossa alimentação.

Trigo

Ele contém glúten, que é uma proteína composta pela gliadina e glutenina, mas quem nos causa problemas é a gliadina.

O glúten “cola” na mucosa do intestino causando inflamação crônica, alterando a permeabilidade intestinal.

O glúten aumenta a pressão arterial e provoca edema (inchaço) das articulações, e por todo o corpo.

São ricos em glúten: trigo, cevada e centeio. Embora citada na literatura como portadora de glúten, a aveia possui apenas uma quantidade residual de glúten, não tendo impacto no nosso metabolismo.

Porém, os portadores de doença Celíaca, devem a aveia também.

Opções: A restrição ao trigo e seus derivados, parece ser o maior empecilho quando queremos mudar hábitos alimentares. Aqui a recomendação, é não usar mesmo! Se for impossível ficar sem, usar o mínimo possível, e com a menor frequência possível.

Leite e Laticínios

O ser humano é o único mamífero adulto que toma leite de outra espécie. O leite é hiperproteico para a espécie humana, o consumo do leite é insulinogênico, isto é, pode levar à obesidade e ao diabetes.

Os laticínios criam um meio propício para o crescimento de fungos e bactérias no organismo e podem causar alergias, pois não são benéficos, como é o leite materno.

Os produtos lácteos, também aumentam a mucosidade, piorando as rinites, sinusites, asma e outras doenças respiratórias, e casos de dor crônica.

Embora se fale muito sobre a intolerância a lactose, o grande problema para o nosso corpo são as proteínas do leite, que sobrecarregam nosso fígado.

Opções: A saída é não usar, ou usar em pequenas quantidades, e eventualmente. Existem ainda, os “leites” extraídos do arroz, de nozes entre outros, que são benéficos, porém nem todos gostam.

Frutas

Em excesso ou em forma sucos, industrializados ou feitos na hora.

As frutas apresentam alto teor de frutose, um tipo de açúcar, que quando em excesso pode se tornar tão nocivo quanto a glicose (em excesso), na verdade a frutose é tratada pelo nosso corpo como uma toxina, que deve ser eliminada pelo fígado. As fibras presentes nas frutas integrais, antidotam os efeitos ruins da frutose, por isso, devemos evitar os sucos, pois eles não têm fibras em quantidades suficientes.

Opções: Prefira limão, abacate, abacaxi, ameixa, banana, cereja, goiaba, kiwi, mamão, maracujá, melão, morango (coma frutas diariamente, sempre em pequenas porções). Evite sucos, principalmente os industrializados.

 

Açúcar

Ele espolia vitaminas e minerais do nosso corpo, para sua metabolização. Ele consome cálcio, cobre e zinco, diminuindo as defesas do organismo como um todo. Quanto mais refinado, mais nocivo é o açúcar.

Opções: Os tipos de açúcar, do menos refinado, para o mais refinado são estes: mascavo, demerara, cristal, refinado e o de confeitaria. Se optar pelo açúcar, prefira o mascavo, que além de adoçar, contém alguns minerais em sua composição.

Adoçantes

A maior parte deles, são tóxicos para o nosso corpo, pois seu uso regular causa ou piora várias patologias. Aspartame, Sucralose, Ciclamato de Sódio, Acessulfame K, Sacarina, Tagatose, e mesmo a Frutose, que é natural, não devem ser usados de forma regular, pois em algum momento vão prejudicar nossa saúde.

Opções: Dentre os adoçantes disponíveis no mercado brasileiro, restam apenas a Stevia 100% e a Taumatina, que é um pouco mais difícil de encontrar, porém são naturais.

Até o momento não existe nenhum estudo mostrando que a Stevia ou a Taumatina sejam nocivas para seres humanos, nas doses recomendadas.

Recentemente alguns profissionais de saúde, têm recomendando o Xilitol para adoçar.

HFCS

É a abreviação de (High Fructose Corn Syrup) ou xarope de milho com alta concentração de frutose. É um tipo de adoçante feito a partir da frutose extraída do milho, muito mais doce e mais barata do o açúcar de cana. E largamente usado pela indústria alimentícia, em praticamente todos alimentos processados. Se você utiliza muitos alimentos industrializados, encontrados nas prateleiras dos supermercados, você está consumindo muito HFCS sem saber, e provavelmente não está saudável.

Opções: Procurar consumir o mínimo de produtos alimentícios industrializados, coma comida de verdade, de preferência feita em casa!

MSG

Ou Glutamato Monossódico, é outra importante toxina presente nos alimentos industrializados. O MSG é um realçador de paladar, isto é, faz você não querer para de comer o alimente em que ele está presente. E como a nossa legislação é muito branda com relação a sua presença nos alimentos industrializados, a indústria alimentícia utiliza-o, em muitos alimentos processados como: batatas chips, biscoitos, bolos, bombons, “catchup”, doces, maioneses, milho, molhos prontos, “nuggets” de frango, panquecas, pães, pizzas, rosquinhas, sopas prontas, shoyu, sucos de frutas e “waffles”. MSG é neurotóxico! Várias doenças neurodegenerativas são causadas ou pioradas por ele.

Opções: NÃO USAR!!

Gorduras Trans

É o antinutriente mais fartamente presente em produtos industrializados, notadamente margarinas e biscoitos. Nossa legislação também é muito frouxa em relação ao seu uso. Nosso corpo não precisa de gorduras trans, portanto se quiser ter boa saúde, evite-os!

OpçõesNÃO USAR!! Pode ser substituída com vantagens pela manteiga.

Óleos Vegetais

O primeiro óleo vegetal foi introduzido nos USA em 1911, chamava-se Crisco. Até 1920, praticamente não havia relato de infartos na população americana, que utilizava a banha de porco em larga escala. A partir da introdução de vários óleos vegetais em substituição à gordura de porco, os índices de doenças cardiovasculares só têm aumentado. Portanto sempre que possível evite cozinhar com óleos vegetais, há exceções, que citarei abaixo.

Opções: Podemos usar banha de porco, óleo de coco para cozinhar e azeite de oliva de boa qualidade para temperar saladas.

No Brasil, são poucos azeites de oliva que não contém grande percentuais de soja, pois é previsto em nossa legislação.

Refrigerantes 

É desnecessário seu uso para quem quer ter uma vida saudável. Refrigerantes de qualquer tipo, são extremamente ácidos para o nosso corpo. Para compensar a acidez de 1 copo de qualquer refrigerante (pH 2.5) são precisos 32 copos com água, para que o corpo normalize seu pH!

Opções: Água de boa qualidade, alcalina, de preferência com pH acima de 8

Sal Refinado

O sal integral tem mais de 80 minerais, porém quando e passa pelo processo de refinamento, para ficar fino e branquinho, são retirados todos os minerais, menos o Sódio e o Cloro (NaCl). Além deste empobrecimento, pela perda dos minerais, são adicionadas ao sal refinado: dextrose, que age como estabilizante, e alvejantes, como o carbonato de sódio, óxido de cálcio (cal de parede), ferrocianato e prussioanato amarelo de sódio, fosfatotricálcio de alumínio, silicato e aluminato de sódio. Não é só NaCl!

Opções: Usar sal integral NÃO refinado. Pode ser flor de sal, sal do Himalaia ou até mesmo sal de churrasco. Basta colocar no triturador de sal ou moer no liquidificar e usar. O sal integral não causa elevação da pressão arterial, diferentemente do sal de cozinha refinado, e de bônus, ainda nos fornece pequenas doses de mais de 80 minerais!

Para uma alimentação mais saudável

Devemos consumir pouca carne vermelha, peixes de água salgada e outras carnes brancas. Os peixes, principalmente os mais ricos em gordura (atum, cavala, cavalinha, salmão, sardinha), fazem bem para a maioria das pessoas.

Feijão e arroz integral, de preferência, podem ser usados, pois além de saudáveis para quase todos, ainda é o prato básico da culinária brasileira, uma rica combinação de aminoácidos importantes para nosso corpo.

Usar muitos legumes, verduras e ovos.

Comer frutas com moderação, e sempre a fruta total, pois têm fibras, e não seu suco.

A água é extremamente importante, quase sempre esquecido, o consumo de água de boa qualidade, de preferência alcalina, ou pelo menos que não seja ácida, pois grande parte das águas minerais mais vendidas, têm pH ácido, basta conferir nos rótulos. O pH fisiológico do nosso sangue fica entre 7,35 e 7,45. Escolha uma água com pH ao menos superior a estes valores.