Telômeros, Mitocôndrias e Envelhecimento
Hoje sabemos, que em nossas células temos 2 estruturas, os telômeros e as mitocôndrias, que estão associadas ao nosso envelhecimento.
- Telômeros: são estruturas que ficam nas extremidades do DNA como um tipo de “tampa”. A cada divisão celular, os telômeros encurtam um pouquinho, até a célula para de se dividir e entra em apoptose (morre).
- Quanto mais curtos ficarem, mais rapidamente você desenvolve os sinais do envelhecimento. Então ao proteger e nutri-los, você pode voltar anos atrás.
- Quanto mais preservados estiverem nossos telômeros, mais chances teremos de retardar nosso envelhecimento e quem sabe, até reverte-lo em algum grau.
- Mitocôndrias: as nossas células também contêm minúsculas organelas chamadas mitocôndrias, que são as usinas que transformam glicose e gorduras em energia.
- A mitocôndria inicialmente não pertencia ao nosso corpo, durante a nossa evolução ela foi literalmente incorporada e por isso, pasmem, ela tem seu próprio DNA!
- E por isso também, elas têm tanta importância sobre o nosso processo de envelhecimento.
Importância das Mitocôndrias
Cada uma das nossas células tem em média 200 mitocôndrias, e células de órgãos metabolicamente mais ativos, como o coração e o cérebro, podem ter mais de 10.000.
À medida que envelhecemos, essas estruturas tornam-se danificadas e começam a morrer, causando perda da capacidade para fabricar energia, esse processo recebe um nome genérico de mitocondriopatia.
A sensação de cansaço e fadiga que vem com o envelhecimento, se deve a essa
Esse mau funcionamento mitocondrial esta raiz de muitas doenças crônico-degenerativas como:
- Diabetes
- Fibromialgia
- Fadiga crônica
- Cirrose
- Doença de Alzheimer
- Parkinson
- Doenças cardiovasculares
Atualmente a perda da função mitocondrial acontece mais precocemente do que há 50 anos atrás, pois hoje nossa alimentação está muito pior e estamos vivendo em um ambiente altamente tóxico.
Campos eletromagnéticos, poluição de diversos tipos, excesso de medicação, produtos químicos e pesticidas são fatores que fazem o nosso corpo envelhecer muito mais rapidamente.
Estratégia Antienvelhecimento Para os Telômeros
Para manter o comprimento dos seus telômeros devemos:
- Reduzir a Homocisteína: esse aminoácido, além de aumentar risco cardiovascular e Doença de Alzheimer, triplica a velocidade de encurtamento dos seus telômeros. Os valores ideais são em torno de 7; sendo que além de 10 já é preocupante. Suplementação de vitamina B12, ácido fólico e vitamina B6 ajudam a reduzir a Homocisteína.
- Vitamina C: as pesquisas mostram que esse antioxidante pode reduzir o encurtamento dos telômeros em mais de 50%. O ideal é usar vitamina C em baixas doses, várias vezes ao dia, pois sua eliminação pelo corpo é muito rápida.
- Consumir legumes e vegetais coloridos produz aumento significativo dos telômeros. Os vegetais com betacaroteno provocam os maiores aumentos do comprimento dos telômeros
- Resveratrol: promove aumento de produção de telomerase, enzima que recupera os telômeros. Essa substância está presente no vinho tinto, em especial das uvas Pinot Noir Merlot e Shiraz.
Estratégia Antienvelhecimento Para as Mitocôndrias
Para suporte mitocondrial podemos utilizar:
- CoQ10: A coenzima Q10 estimula a produção de energia. É um antioxidante que age neutralizando de radicais livres antes que causem danos.
É aconselhável utilizar a forma sublingual, pois a biodisponibilidade é muito maior do que pela via oral. - L-Carnitina: Esse aminoácido tem papel crucial na geração de energia pelas células, transportando ácidos graxos para dentro da mitocôndria, utilizando assim a gordura como substrato e ajudando no emagrecimento. A L-Carnitina auxilia na eliminação de detritos tóxicos para fora da célula antes eles possam causar danos. A melhor fonte de L-Carnitina é a carne vermelha. Pode ser suplementada via oral, sempre com o estômago vazio. Para geração de energia no cérebro, a Acetil L Carnitina é mais adequada, por sua maior facilidade de passar pela barreira hematoencefálica.
- L-Cisteína: este aminoácido é também um poderoso antioxidante. Na forma de N-acetil L-Cisteína (NAC) auxilia na fabricação de Glutationa. Esse é o antioxidante mais poderoso do corpo, consistindo na primeira linha de defesa da mitocôndria, ajudando a neutralizar os radicais livres.
- Rhodiola rósea: este fitoterápico promove aumento da síntese de energia na mitocôndria.
**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.