Muita gente ainda não sabe, que Triglicerídeos altos são péssimos para o Coração.
Esse tipo de gordura é feito de uma molécula de glicerol e 3 de ácidos graxos, que são os “tijolinhos” que formam as gorduras.
Quando os médicos falam em saúde cardiovascular, as recomendações quase sempre são as mesmas, ou seja, dieta balanceada, atividade física regular e se os níveis de colesterol estiverem elevados, uso de estatinas.
Porém o foco tanto dos exames quanto das medicações, é sempre o colesterol, pois praticamente quase não existem remédios para baixar níveis elevados de ácidos graxos, homocisteína, fibrinogênio, PCR us, e outros importantes marcadores de risco cardiovascular.
Assim como o colesterol, nós precisamos dos triglicerídeos para o bom funcionamento do nosso corpo.
Embora existam triglicerídeos em pequenas quantidades, em alguns alimentos gordurosos, assim como o colesterol, a maior parte deles, é produzida pelo nosso fígado.
É bom que se diga, assim como o colesterol, a fonte dos triglicerídeos são os carboidratos e não as gorduras.
Não são apenas os alimentos ricos em gordura que causam aumento dos triglicérides, açúcares, cereais e farinhas brancos são a sua maior fonte.
Se alguém com triglicerídeos elevados for orientado para uma dieta de baixo teor de gordura, sem restrição de carboidratos, provavelmente verá seus níveis de triglicerídeos não diminuírem muito, e até se elevarem ainda mais.
Embora não existam medicamentos eficientes para redução dos ácidos graxos, algumas mudanças de hábitos e alguns suplementos podem ajudar na redução da trigliceridemia.
**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.
CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860
© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados