Triglicerídeos Elevados e o Coração

Muita gente ainda não sabe, que Triglicerídeos altos são péssimos para o Coração.

Esse tipo de gordura é feito de uma molécula de glicerol e 3 de ácidos graxos, que são os “tijolinhos” que formam as gorduras.

Quando os médicos falam em saúde cardiovascular, as recomendações quase sempre são as mesmas, ou seja, dieta balanceada, atividade física regular e se os níveis de colesterol estiverem elevados, uso de estatinas.

Porém o foco tanto dos exames quanto das medicações, é sempre o colesterol, pois praticamente quase não existem remédios para baixar níveis elevados de ácidos graxos, homocisteína, fibrinogênio, PCR us, e outros importantes marcadores de risco cardiovascular.

triglicerídeos alto como baixar, o que significa triglicerídeos, o que triglicerídeos, quem tem triglicerídeos alto pode comer ovo, triglicerídeos muito alto, triglicerídeos valor de referencia, o que é triglicerídeos alto sintomas

Nosso corpo Precisa de Ácidos Graxos e de Colesterol

Assim como o colesterol, nós precisamos dos triglicerídeos para o bom funcionamento do nosso corpo.

Embora existam triglicerídeos em pequenas quantidades, em alguns alimentos gordurosos, assim como o colesterol, a maior parte deles, é produzida pelo nosso fígado.

É bom que se diga, assim como o colesterol, a fonte dos triglicerídeos são os carboidratos e não as gorduras.

Triglicerídeos São Formados a Partir dos Carboidratos!

Não são apenas os alimentos ricos em gordura que causam aumento dos triglicérides, açúcares, cereais e farinhas brancos são a sua maior fonte.

Se alguém com triglicerídeos elevados for orientado para uma dieta de baixo teor de gordura, sem restrição de carboidratos, provavelmente verá seus níveis de triglicerídeos não diminuírem muito, e até se elevarem ainda mais.

Dicas para Reduzir os Seus Triglicerídeos

Embora não existam medicamentos eficientes para redução dos ácidos graxos, algumas mudanças de hábitos e alguns suplementos podem ajudar na redução da trigliceridemia.

  • Reduzir o consumo de carboidratos: do meu ponto de vista é a principal mudança de hábito, que reduz os triglicerídeos. Nossa dieta atual é composta de uma quantidade excessiva de carboidratos, que em não sendo utilizados para geração de energia, serão armazenados em nosso corpo na forma de glicogênio e triglicerídeos (tecido gorduroso).
  • Caminhada: ela é a principal recomendação dos médicos nestes casos. Embora seja de alguma ajuda o ideal mesmo seria a prática de uma atividade física um pouco mais intensa, sempre que as condições do paciente permitam.
  • Ômega 3: a ação do Ômega 3 sobre os níveis de triglicerídeos, costuma ser muito significativa, mas depende da qualidade do Ômega 3 e da dose utilizada. Doses entre 2 e 4 gramas costumam ser as mais eficazes, porém deve sempre consultar um médico ou nutricionista, pois doses mais altas de Ômega 3, para alguns pacientes, podem diminuir a coagulação do sangue.
  • Probióticos: a correção da disbiose intestinal costuma ter impacto positivo na redução dos níveis de triglicerídeos, pois eles corrigem a hiperpermeabilidade da mucosa intestinal.
  • Hexanicotinato de Inositol: este vitâmero da vitamina B3, costuma, quando em usando em doses adequadas, reduzir os níveis de triglicerídeos, sem efeitos adversos.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Contato

Dr. Fabio Pisani


CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860

Redes Sociais

© 2023 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco