Demência Senil e Estatinas

 

demência senil sintomas, demência senil tratamento, demencia senil tratamento medicamentoso, o que significa demência senil, demencia senil sintomas e fases, qual a diferença entre demencia senil e Alzheimer, medicação para demencia senil, o que demencia senil

Pesquisas recentes têm procurado esclarecer a relação entre demência senil e o uso de estatinas.

Com o aumento do tempo médio de vida, cada vez é mais frequente em idosos apresentarem quadros de demência senil, pode variar de intensidade, de leves, até quadros mais graves como o Alzheimer.

É muito frequente o uso de estatinas para controle do excesso de colesterol no sangue.

À medida que os pacientes tomam esses remédios, nota-se que o estado mental da maioria deles apresenta gradualmente um quadro de demência senil (situação bem comprovada na prática clínica diária).

Esse dado foi confirmado por uma publicação feita na revista American Journal of Geriatric Pharmacology, no dia 4 de agosto de 2012. Foram relatadas pesquisas em pacientes usuários de estatinas que, quando deixaram de fazer uso, melhoraram seus estados mentais.

O retorno ao uso dos medicamentos voltou a mostrar deficiências de memória e concentração analisados por testes específicos chamados Mini Mental Status Examination.

A conclusão da pesquisa foi a de que estatinas podem afetar de forma negativa a cognição de pacientes propensos à demência.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco