Irisina o Hormônio que Queima Gordura

o que é irisina, irisina e Alzheimer, o que significa irisina, irisina como aumentar, o que é irisina como ela é produzida, irisina e exercício físico, hormônio irisina para que serve, medicina ortomolecular

Irisina o Hormônio Queima Gordura, produzido pelos músculos durante o exercício, e que aumenta o número de mitocôndrias.

Você ainda vai ouvir falar muito dela. A Irisina é mais um hormônio, entre as dezenas que nosso corpo produz, mas a grande novidade é a sua atuação no emagrecimento, o que vai interessar a muita gente.

A Irisina é Produzida Pelos Músculos

Este hormônio não é produzido por nenhuma glândula em especial, mas sim pelos músculos, mas sua ação ocorre mesmo é no tecido gorduroso.

Para investigar a ação da Irisina, pesquisadores colocaram camundongos para fazer 1 hora de atividade física (ficaram correndo dentro daquela roda para exercitar hamster) por dia durante 21 dias.

Ao final destas 3 semanas os animais já produziam quantidades suficientes de Irisina para estimular a termogênese, mas como isso foi possível?

Os 3 Tipos de Gordura

Mas antes é importante sabermos que nós temos 2 tipos de gordura, a branca que é nosso depósito de calorias e que tem gasto energético muito baixo para se manter.

Temos também a gordura marrom, que é altamente metabólica e gasta muita energia na geração de calor.

Infelizmente este segundo tipo é fartamente presente apenas nos recém-nascidos (para mantê-los aquecidos) e vai desaparecendo à medida que vamos crescendo, no adulto sua presença é pequena.

O terceiro tipo de gordura é a bege, que um tipo intermediário entre a branca e a marrom. Ele tem a cor bege por conta da quantidade de mitocôndrias.

A Irisina Aumenta 20 Vezes O Número de Mitocôndrias 

Voltemos aos camundongos da experiência. Observou-se que a Irisina aumentada após as 3 semanas de exercício, produziu uma alteração bioquímica em algumas células do tecido adiposo branco, que tiveram sua quantidade de mitocôndrias aumentada em 20 vezes!!

Estes adipócitos, que adquiriram uma coloração bege, tiveram uma aceleração do seu metabolismo (geração de calor) em 50 vezes, o que produziu emagrecimento nestes camundongos.

Isso ajuda a explicar o porquê emagrecemos quando começamos a correr de forma regular, isso vale para outras atividades aeróbicas também.

Mas é bom ficar claro que não é qualquer corridinha esporádica que ira produzir este efeito, nos ratinhos vimos que demorou cerca de 3 semanas contínuas para que a Irisina começasse a atuar, em humanos ainda não sabemos.

Por isso quando começar não desamine se os resultados não surgirem logo no início você ainda não esta produzindo muita Irisina.

O Efeito da Irisina Depende do Exercício Físico

O lado ruim disso, é que este efeito estimulante sobre a termogênese, não se mantém quando o exercício termina.

Neste caso deve-se associar uma atividade para ganho de tecido muscular, para que o gasto calórico se mantenha elevado, por conta do gasto energético muscular.

É bom saber que temos 3 modos básicos para emagrecer, fazendo uma redução na ingesta de calorias, aumentando nosso gasto calórico (termogênese) ou juntando os dois, que acho mais interessante.

Os Testes Começaram em 2013

Na sequência do experimento os cientistas sintetizaram em laboratório a molécula de Irisina e a injetaram em camundongos obesos e sedentários alimentados com dieta hipercalórica e gordurosa, e pasmem após 10 dias os bichos emagreceram 2% do peso corporal!

Isso transferido para humanos seria equivalente a 4 kg em 6 meses, isso na maior esbórnia alimentar sem esforço algum.

O melhor é que os testes da Irisina em humanos devem começar em 2013, vamos torcer para que não seja apenas mais uma promessa.

Enquanto não temos a Irisina para tomar, vamos fazer atividade física e mudar a alimentação, que dá mais trabalho, mas ainda é o recurso mais eficaz que temos até agora.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Contato

Dr. Fabio Pisani


CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860

Redes Sociais

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco