O Potássio pode reduzir a pressão alta, pois é um mineral essencial para o equilíbrio hidroeletrolítico corpo.
O consumo de apenas 4,7 gramas de potássio é equivalente a cortar 4 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha), quando se trata de redução da pressão arterial.
Bananas costumam ter em média 5 gramas por unidade.
Pesquisa mostra que seu aumento no consumo pode reduzir os níveis da pressão arterial.
Em se tratando hipertensão arterial, ingerir 4,7 g de potássio, pode contrabalançar o efeito deletério de 4 g de cloreto de sódio (sal comum de cozinha).
Uma banana pode conter cerca de 5 g de potássio, outros alimentos que também contém, precisam de quantidades bem maiores para fornecer a mesma quantidade.
Há muito se sabe que pessoas que consomem altas quantidades tendem a apresentar níveis de pressão arterial mais baixos, porém um novo estudo revelou quão importantes podem ser os benefícios.
Pesquisadores determinaram que o aumento do seu consumo médio para o nível recomendado de 4,7 gramas por dia, reduziria a pressão arterial de 1,7 a 3,2 mm Hg em uma larga escala populacional.
Esta redução é similar à redução que ocorreria se diminuíssemos o consumo de sal em 4 gramas por dia.
Embora o sal de cozinha venha sendo apontado como o grande responsável pelos quadros de hipertensão arterial, alguns pesquisadores afirmam que o açúcar, e não o sal seria o grande vilão neste caso.
O potássio é um íon que atua em conjunto com o sódio na membrana celular. Enquanto o sódio está predominantemente no meio extracelular, ele se encontra em sua maior parte dentro das células.
A sua é cerca de 30 vezes mais alta dentro do que fora das células. Esta concentração deve ser mantida para realizar as funções que incluem, além da interação com o sódio para ajudar no controle da transmissão do impulso nervoso, o controle da contração do músculo e da função cardíaca.
O equilíbrio entre sódio e potássio é feito pelas bombas de sódio-potássio que se encontram na membrana celular.
Existe uma conexão entre seus baixos níveis e hipertensão arterial. O aumento dos níveis de potássio deve receber tanta atenção quanto uma dieta com baixo teor de sódio para o gerenciamento da pressão arterial.
Este mineral encontra-se fartamente disponível em frutas e vegetais.
Portanto, se você tem pressão arterial alta, isto pode ser sinal de que seu organismo está com deficiência potássio.
Em casos de vômitos, diarreia ou transpiração excessiva, também podem reduzir os níveis de potássio, assim como alguns medicamentos, como diuréticos, laxantes, quimioterápicos e anti-inflamatórios esteroides, como a Prednisona.
Seus sinais deficiência incluem fadiga, fraqueza muscular, cólicas abdominais e cãibras, e em casos mais graves, alterações do ritmo cardíaco.
Muitas pessoas pensam imediatamente nas bananas quando se trata de ingerir deste mineral.
As bananas contêm sim potássio, porém a maioria das outras frutas e vegetais também o contém.
Ele é o nutriente predominante na maioria das frutas e vegetais, porém há outros alimentos igualmente ricos em potássio.
Um abacate, por exemplo, tem duas vezes mais potássio que a banana e é rico em gordura monoinsaturada, excelente para a saúde.
A abóbora moranga é uma boa opção para repor o potássio, porém deve ser consumida moderadamente devido a seu alto teor de carboidratos.
A seguir alguns alimentos e seus teores de potássio:
Se você é hipertenso, aumentar o consumo deste mineral, é altamente recomendado. O nível atualmente recomendado para adultos é 4.700 mg por dia.
Mas sempre procure ajuda de um profissional de saúde para fazer mudanças em seus hábitos alimentares.
**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.
CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860
© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados