Quando falamos em metabolismo, logo o associamos ao emagrecimento. E o metabolismo por sua vez, está ligado às mitocôndrias, que são organelas que existem no interior das células e que são as responsáveis pela geração de energia em nosso corpo.
A nossa taxa de metabolismo basal (TMB), é o quanto gastamos de energia em 24 horas, é bom lembrar que mesmo em repouso estamos gastando energia, não da para desligar nosso stand by!
Por este motivo quase sempre nosso peso será menor pela manhã ao nos levantarmos, pois durante o sono, também queimamos algumas calorias.
Se você quer emagrecer mais durante o sono, evite carboidratos depois das 19 horas, pois fazendo isso, seu organismo vai usar o tecido gorduroso como fonte de energia, não custa nada e não necessário usar medicamento algum, é seu corpo no modo automático.
As células que tem maior concentração de mitocôndrias são as do coração, fígado e músculos.
Supondo que você queira emagrecer, não adianta apenas reduzir sua ingestão calórica, pois se comer muito pouco, seu corpo vai reduzir seu metabolismo e a perda de peso logo se estabilizará.
Quando se tenta emagrecer apenas com diminuição de ingesta calórica, como o corpo acaba ficando com pouca energia, o tecido muscular começa a ser destruído para gerar energia, e depois será substituído por tecido gorduroso, este é o famoso efeito sanfona.
A restrição energética é essencial para o emagrecimento, mas deve ser utilizada dentro de uma estratégia mais completa.
Mais interessante é aumentar a TMB. Como coração e fígado são órgãos relativamente pequenos e não podemos aumentá-los, resta-nos aumentar a nossa massa muscular, com exercícios.
Os exercícios nos ajudam a queimar calorias durante sua prática e também por algumas horas após.
Mas o mais importante, é que ao aumentarmos a massa muscular, aumentamos também a quantidade de mitocôndrias, que vão continuar queimando calorias e gerando energia, e com isso aumentando nossa TMB.
É sabido que homens emagrecem mais fácil do que as mulheres, agora você já sabe porque, é que de forma geral nós homens temos mais tecido muscular, portanto nossa TMB é mais elevada.
Os estudos mais recentes mostram que uma redução calórica moderada, algo entre 10 a 20% do gasto calórico total, mais atividade física moderada, são o caminho simples para um emagrecimento consistente e saudável.
Atualmente existem medicamentos naturais que também podem ter alguma ação no aumento da TMB, sem efeitos colaterais como agitação e taquicardia.
**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.
CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860
© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados