O emagrecimento saudável, é baseado em 3 pilares: exercícios, estratégias alimentares e equilíbrio bioquímico, que produzam déficit calórico.
As dietas hipocalóricas radicais, tendem ao fracasso no longo prazo, pois quanto mais se reduz a quantidade de calorias, mais o corpo reduz o metabolismo, isto é, comer muito pouco, faz o corpo gastar menos calorias.
Longos períodos de jejum, feitos sem orientação, forçam o corpo a converter músculos (proteína) em energia, e assim perdemos o tecido que mais queima calorias.
Quando se recupera o peso novamente, o que é muito comum, o tecido muscular é substituído por gordura, é o efeito sanfona. Se você ainda pensa que para emagrecer é só “fechar a boca”, você está errado. Para aumentar o metabolismo, e emagrecer com saúde, além da restrição calórica e da atividade física, existem alimentos e suplementos que podem ajudar.
A restrição calórica e adequação alimentar de acordo o perfil metabólico individual, produz emagrecimento saudável.
É essencial compreender que o excesso de peso decorre desequilíbrios alimentares, bioquímicos e metabólicos, e que não existe um medicamento ou tratamento milagroso que equilibre todos os fatores envolvidos no ganho de peso!
Porém podemos criar uma estratégia para otimizar o emagrecimento:
O emagrecimento é uma consequência do equilíbrio geral do organismo.
Na Medicina Ortomolecular o tratamento envolve: mudança de hábitos alimentares, exercícios físicos, sono adequado, modulação de neurotransmissores (Serotonina, GABA, Dopamina) para reduzir a ansiedade e as compulsões, e de hormônios como o Cortisol e a Insulina e os hormônios tireoidianos, de acordo com cada caso.
Também podem ser usados suplementos que aumentam a saciedade e estimulam a lipólise (quebra da gordura para gerar energia).
CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860
© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados