Inflamação Crônica Silenciosa

A inflamação crônica silenciosa ocorre principalmente no revestimento interno dos vasos, chamado endotélio.

A inflamação em si, é um mecanismo de reparo extremamente útil para a recuperação das que nosso corpo sofre continuamente, mas para isso ela deve ser de curta duração.

Pesquisas apontam que quase todas as doenças crônicas e degenerativas têm como base um tipo de inflamação crônica e sem sintomas, que ocorre difusamente em nosso corpo.

Como exemplos de doenças associadas à inflamação de baixo grau podemos citar: doenças cardiovasculares, depressão, artrites, Parkinson, Alzheimer entre muitas outras.

Os danos e a inflamação em nossos vasos sanguíneos são causados pela dieta com pouca gordura, recomendada por anos pela medicina convencional.

Tratamento da Inflamação Crônica Silenciosa, médico ortomolecular campinas, clínica ortomolecular campinas, medicina ortomolecular campinas, medicina integrativa, ortomolecular, médico ortomolecular unimed, medicina ortomolecular unimed, homeopatia unimed, medicina integrativa, médico acupunturista campinas, acupuntura em campinas, acupunturista em campinas, acupuntura unimed campinas, fitoterapia chinesa, acupunturista unimed campinas, medicina chinesa em campinas

Quais são os maiores culpados pela inflamação crônica são a sobrecarga de carboidratos simples, altamente processados (açúcar, farinha e todos os produtos feitos a partir deles) e do excesso no consumo de ômega-6, presente em óleos vegetais tais como soja, milho e girassol, encontrados em tantas comidas processadas.

As comidas que comemos criam pequenos ferimentos que se compõem em mais ferimentos, fazendo com que o corpo responda contínua e apropriadamente com inflamação.

Comidas carregadas de açúcar e carboidratos simples, ou processadas com ômega-6 para terem longa duração, têm sido a base da dieta americana por 6 décadas. Essas comidas tem lentamente envenenado a todos.

Como é que que comer um rolinho açucarado cria uma cascata de inflamação que te deixa doente?

Imagine derramar melado no seu teclado, e você tem um visual do que ocorre dentro da célula. Quando consumimos carboidratos simples tais como açúcar, a glicose no sangue aumenta rapidamente.

Em resposta, o seu pâncreas secreta insulina cujo objetivo primário é direcionar o açúcar às células, onde ele é estocado como energia. Se a célula está cheia e não precisa de glicose, ele é rejeitado para não atrapalhar o funcionamento.

Quando sua célula rejeita a glicose extra, o açúcar no sangue aumenta produzindo mais insulina e a glicose é convertida e armazenada como gordura.

O que isso tem a ver com inflamação? O açúcar sanguíneo é controlado em uma faixa muito estreita. Moléculas “extras” de açúcar se juntam a uma variedade de proteínas que por sua vez danificam a parede do vaso sanguíneo.

Esse ataque repetido dispara a inflamação. Quando você aumenta seu nível de glicose diversas vezes por dia, todo dia, é exatamente como esfregar uma lixa no interior dos seus delicados vasos sanguíneos.

Chips e batatas fritas são embebidos em óleo de soja. Comidas processadas são feitas com ômega-6 para ter mais duração. Apesar de os Ômegas-6 serem essências à vida (são parte de cada membrana controlando o que entra e o que sai da célula) – eles precisam estar em equilíbrio com os ômega-3.

Se o balanço se desequilibra pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular produz químicos chamados citocinas, que causam inflamação diretamente.

Na Medicina Ortomolecular, através do uso de antioxidantes, fitoquímicos e anti-inflamatórios naturais, podemos reduzir, ou mesmo eliminar a inflamação crônica silenciosa.

 

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco