Memória Diminuída

A memória diminuída, é uma queixa muito frequente, e pode estar associada ao stress e falta de um sono reparador.

A perda da memória de curto prazo está associada ao stress, mais precisamente com altos níveis de Cortisol, que interferem com a transmissão entre os neurônios.

Já a memória para eventos antigos está associada à neuroinflamação e à neuro degeneração que ocorrem durante o nosso envelhecimento.

Tratamento para Memória Diminuída, médico ortomolecular campinas, clínica ortomolecular campinas, medicina ortomolecular campinas, medicina integrativa, ortomolecular, médico ortomolecular unimed, medicina ortomolecular unimed, homeopatia unimed, medicina integrativa, médico acupunturista campinas, acupuntura em campinas, acupunturista em campinas, acupuntura unimed campinas, fitoterapia chinesa, acupunturista unimed campinas, medicina chinesa em campinas

Principais Causas de Memória Diminuída: 

 Estresse e ansiedade

A ansiedade é a principal causa de perda da memória, principalmente em jovens, pois momentos de estresse causam a ativação de muitos neurônios e regiões do cérebro, o que o torna mais confuso e dificulta sua atividade mesmo que para uma tarefa simples, como se lembrar de algo. 

Por esse motivo, é comum haver uma perda de memória repentina, ou um lapso, em situações como uma apresentação oral, uma prova ou após uma acontecimento estressante, por exemplo. 

Falta de atenção

A simples falta de atenção em alguma atividade ou situação, faz com que se esqueça muito mais rápido de alguma informação, portanto, quando se está ou se é muito distraído, é mais fácil esquecer de detalhes como um endereço, o número de telefone ou onde se guardou as chaves, por exemplo, não sendo necessariamente um problema de saúde. 

Depressão

A depressão e outras doenças psiquiátricas como síndrome do pânico, ansiedade generalizada ou transtorno bipolar são doenças que podem causar déficit de atenção e afetar o funcionamento dos neurotransmissores cerebrais, sendo uma importante causa para alteração da memória e, até, podem confundir-se com a doença de Alzheimer. 

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma importante causa de perda da memória, pois, quando não tratado adequadamente, causa redução do metabolismo e prejudica o funcionamento cerebral.

Geralmente, a perda de memória pelo hipotireoidismo é acompanhada de outros sintomas como sono excessivo, pele seca, unhas e cabelos quebradiços, depressão, dificuldades de concentração e cansaço intenso.

Falta de Vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 acontece em veganos sem acompanhamento nutricional, pessoas com desnutrição, alcoólatras ou pessoas que tenham alterações na capacidade de absorção do estômago, como na cirurgia bariátrica, pois é uma vitamina que adquirimos através da alimentação equilibrada e, preferencialmente, com carne. A falta desta vitamina altera o funcionamento cerebral, e prejudica a memória e o raciocínio.

Uso Ansiolíticos

Alguns medicamentos podem provocar um efeito de confusão mental e prejudicar a memória, sendo mais comum em quem usa sedativos frequentemente. Além dos ansiolíticos,  os anticonvulsivantes, neurolépticos e alguns medicamentos para labirintite também podem causar perda de memória.

Dormir menos de 6 horas

A alteração do ciclo do sono pode prejudicar a memória, pois a falta de um descanso diário, que deve ser, em média, de 6 a 8 horas por dia, dificulta a manutenção da atenção e do foco, além de prejudicar o raciocínio. 

Mal de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que acontece em idosos, que prejudica a memória e, à medida que progride, interfere na capacidade de raciocínio, compreensão e de controlar o comportamento.

A Medicina Ortomolecular pode ser muito útil nestes casos, onde várias vitaminas, minerais e fitoquímicos  podem reduzir ou mesmo reverter estes processos em alguns casos.

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco