Acupuntura e as Emoções

Embora a Acupuntura possa reequilibrar as Emoções, ela ainda é mais conhecida por tratar vários tipos de dores.

A Acupuntura pode equilibrar suas emoções, sem uso de medicação, ela faz isso tratando pontos do meridiano do fígado, que ficam sobre a pele.

pontos de acupuntura equilíbrio emocional, acupuntura para equilibrio emocional acupuntura figado, acupuntura figado raiva

 

Entenda como o Fígado Controla suas Emoções

Para a medicina ocidental o fígado é órgão que rege todo o nosso metabolismo. O que poucos sabem, é que para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o papel mais importante do fígado e harmonizar nossas emoções.

Yin e Yang

Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o fígado, assim como todos os outros órgãos, tem uma função yin e outra yang.

As funções yin estão ligadas aos processos bioquímicos e metabólicos como a metabolização e excreção de toxinas pelo nosso corpo.

Fígado, Emoções e Muito Mais

O conceito de órgão na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é bem mais abrangente do que o usamos no ocidente, vou exemplificar para ficar bem claro este conceito.

Quando falamos do fígado, do ponto de vista energético estamos falando do fígado propriamente, da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios e todo o aparelho reprodutor feminino (ovários, trompas, útero e vagina).

Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem.

Chi, Qi, Ki são Sinônimos de Energia Vital

A energia do fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo e também por limpar no sangue de todas as toxinas externas e as geradas por nosso próprio metabolismo.

Mas a ação mais importante do fígado na Acupuntura, é sem dúvida sobre o equilíbrio emocional, principalmente nas mulheres, pois o fígado é um órgão chave para as mulheres, assim como o rim o é para os homens.

Fígado, O Grande Aplainador das Emoções

O fígado na MTC é chamado de “o aplainador das emoções”, pois quando em equilíbrio, durante as 24 horas do dia ele age equilibrando nossas emoções, para que não tenhamos grandes oscilações emocionais.

Todas as emoções agradáveis ou não, passam pelo fígado, que funciona como um anteparo, que modula e produz um fluxo suave de todas as emoções que nos afetam durante o dia.

Acupuntura e Emoções Bloqueadas

Acupuntura nos diz que a repressão das emoções provoca o bloqueio da nossa energia.

Este bloqueio da nossa energia vital pode se manifestar de várias formas, dependendo da sua localização.

Por exemplo, de acordo com a região afetada por este bloqueio, podemos ter insônia, enxaqueca, aperto no peito, hipertensão, gastrite, cálculos biliares, esteatose hepática, hepatite.

Também pode ocorrer, tensão pré-menstrual, miomas, cistos de ovário, endometriose, cistite, dor nos joelhos e/ou ombros, olhos secos, conjuntivite, desmaios, convulsões, tonturas, labirintite, zumbido no ouvido, hipertensão arterial, esta lista de sintomas é muito maior.

Como as Emoções Lesam o Fígado

Segundo a Acupuntura, nossos adoecimentos, no aspecto energético, podem ser de 3 tipos: por falta, por excesso ou por bloqueio da energia vital.

As emoções que lesam mais especificamente o fígado, por exemplo, podem em um quadro de excesso de energia causar irritação constante e raiva (episódios de perda de controle e explosões de raiva).

Já numa situação de falta de energia, pode gerar frustração e depressão por exemplo.

Emoções e Sentimentos são o “Tempero” da Vida

Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos, e servem como mecanismos de defesa para o nosso organismo. Mas o nosso equilíbrio emocional depende da intensidade e da duração dos nossos sentimento e emoções.

Por exemplo, uma sensação de apreensão é diferente do medo intenso. A primeira nos coloca num estado de alerta diante de uma certa situação, sem nos limitar em nada, nos protegendo dos perigos. O medo por sua vez nos limita e nos paralisa.

A mesma coisa em relação a uma certa irritação que nos leva a reagir quando somos atacados ou nos sentimos lesados, que é diferente de uma explosão de raiva que tem um grau mais intenso.

Da mesma forma que o sal, o orégano e a pimenta são temperos usados na alimentação, os sentimentos são o tempero da nossa existência.

A qualidade de nossa vida dependerá da quantidade e da forma com que serão usados estes “temperos”.

Outras Áreas de Atuação do Fígado

Sistema Reprodutor Feminino

Como já foi dito, o fígado rege todo o sistema reprodutor feminino, e é responsável por alterações no seu funcionamento.

Podemos ter alterações no ciclo menstrual, cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos vaginais, prurido vaginal, diminuição da libido e frigidez.

Ombros, Joelhos e Tendões

O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral.

Assim sendo, as bursites e as dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado.

As tendinites e os estiramentos musculares frequentes também estão neste grupo.

Olhos são Aberturas Externas do Fígado

Os olhos são a manifestação externa do fígado, e suas patologias também vão nos indicar algumas alterações no fígado.

As mais comuns são as conjuntivites, olhos secos, olhos vermelhos, porém sem inflamação ou infecção, terçóis, pontos brilhantes que aparecem no campo visual entre outros.

Unhas Fracas e Descamantes

As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado.

Unhas fracas ou que descamam, ou a presença de micose nas unhas vão nos sugerir algum comprometimento na estrutura yin do fígado, ou um desequilíbrio prolongado da energia do fígado.

Sistema Nervoso

Para concluir, o fígado rege o funcionamento do sistema nervoso central.

Alterações como, enxaqueca, cefaleias, convulsões, epilepsia, desmaios, doenças neurodegenerativas como o Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras.

Lágrimas são Bem-Vindas

As lágrimas com sabemos, não são produzidas pelo fígado, mas segundo a Acupuntura, elas ajudam a liberar o bloqueio da energia do fígado.

Por isso é importante não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente.

Mas, pode acreditar, conter o choro constantemente faz mal à sua saúde.

A Vesícula Biliar

Na MTC, todo órgão está acoplado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar.

Resumidamente, a vesícula atua mantendo o nosso equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela.

A vesícula biliar rege a articulação temporomandibular (ATM). Todas as tensões que ficaram retidas no fígado podem descarregar nesta região e produzir um quadro de ranger os dentes (bruxismo), que se manifesta mais frequentemente durante o sono.

Ao nível emocional, a vesícula biliar comanda o nosso processo de decisão. Seus desequilíbrios vão se apresentar na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.

Vamos Cuidar do nosso Fígado

A medicina ocidental olha para o fígado apenas quando ele apresenta alguma doença como hepatite, esteatose ou cirrose.

Mas podemos fazer muita coisa para equilibrar no fígado, e assim curarmos ou evitarmos muitos desequilíbrios.

Dentro da MTC temos a Acupuntura e a Fitoterapia Chinesa, que se complementam.

Enquanto os fitoterápicos tratam o órgão fígado, a Acupuntura cuida dos meridianos do fígado.

Cuidar bem do fígado significa manter nosso maior filtro sempre limpo, e com isso evitando muitas doenças.

Texto extraído do livro “Mudança de Hábito Alimentar”.

pontos de acupuntura equilíbrio emocional, acupuntura para equilibrio emocional acupuntura figado, acupuntura figado raiva

 

 

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Contato

Dr. Fabio Pisani


CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860

Redes Sociais

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco