Os Neuropeptídios Controlam Sua Fome

Os Neuropeptídeos são substancias químicas liberadas em vários lugares do corpo, que vão agir no cérebro ativando regiões relacionadas com a ansiedade, compulsões,  fome, saciedade por exemplo.

neuropeptídeos, neuropeptídeo y, neuropeptídeos orexígenos e anorexígenos, o que são neuropeptídeos, neuropeptídeos, neuropeptídios, neurotransmissoresÉ muito comum receber em minha clínica pessoas com excesso de peso que atribuem a culpa à ansiedade.

Dizem que comem muito porque estão ou são ansiosos. Esta é uma verdade parcial, à qual podemos atribuir apenas uma parte pequena da culpa dos quilos a mais.

Todos sabemos que o excesso de peso é multifatorial, e à medida que avançam as pesquisas, vamos descobrindo os vários fatores que contribuem para a obesidade ou emagrecimento, e dentre estes fatores estão os neuropeptídios, mas que são exatamente os neuropeptídeos?

Neuropeptídeos

Neuropeptídios são substancias químicas liberadas em vários lugares do corpo, que vão agir no caso do apetite, basicamente no hipotálamo ativando os centros da fome ou da saciedade.

Em última análise, são eles que nos dizem quando devemos comer, ou quando já comemos o suficiente.

Ação de Alguns Neuropeptídeos

Vou explicar de forma bem simplificada a ação de alguns destes neuropeptídeos.

A leptina, que é produzida pelo tecido gorduroso. Este neuropeptídio vai aumentando à medida que nosso estômago vai ficando cheio, e avisa para o cérebro que é hora de parar de comer.

Mas infelizmente para quem está acima do peso, este mecanismo não funciona adequadamente, e a pessoa não consegue parar de comer.

A exemplo do que acontece com a insulina, os gordinhos desenvolvem uma resistência à ação da leptina, isto é, a leptina está muito elevada, mas não consegue atual.

Mas para quem esta dentro do peso ela costuma estimular o centro da saciedade, avisando que já é hora de parar de comer.

A grelina aumenta nossa fome e é produzida pelo estomago quando ficamos muito tempo em jejum, e se reduz cerca de 1 hora após nos alimentarmos.

Os alimentos que provocam diminuição nos níveis de grelina são os carboidratos complexos e os ácidos graxos. Porém carboidratos refinados costumam ter efeito oposto.

Outro neuropeptídeo que também estimula o centro da fome é o neuropeptídeo Y (NPY).

Ele é sintetizado ao longo sistema digestivo e como a grelina, e também é induzido pelo jejum.

Os alimentos que conseguem diminuir sua produção são os carboidratos complexos, as proteínas e especialmente o aminoácido triptofano.

O neuropeptídeo PPY tem ação oposta ao Y, isto é estimula o centro da saciedade e diminui nosso apetite.

Fibras, carboidratos complexos, proteínas e ácidos graxos estimulam sua produção, que ocorre ao nível do duodeno.

Como podemos perceber o apetite excessivo não pode ser explicado simplesmente pela ansiedade aumentada.

Infelizmente mecanismos complexos, não são resolvidos por soluções simplistas.

Resumindo o equilíbrio dos neuropeptídeos é essencial para que exista harmonia entre fome e saciedade.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco