Melhores Suplementos de Magnésio

 

magnesio para pressao alta, magnesio pressao alta, magnesio para pressão alta, potassio e magnesio pressão alta, magnésio é bom para pressão alta, medicina ortomolecular

No Brasil temos carência de magnésio no solo, por isso devemos usar suplementos de Magnésio, para este mineral é extremamente importante para nossa saúde.

Frequentemente me perguntam qual é a melhor forma de suplementação do magnésio.
De acordo com a Sociedade Americana de Quiropraxia estima-se que 68 a 80% da população dos Estados Unidos é deficiente em magnésio mineral essencial. O mesmo se passa no Brasil.
O magnésio é mais abundante no solo de países onde existem vulcões, por consequência nosso solo é carente deste mineral.

Por que Devemos Usar Suplementos de Magnésio?

A carência do magnésio no solo dificulta a sua reposição adequada através apenas da alimentação, pois embora o encontremos em muitos alimentos, a quantidade de determinado alimento necessária para uma suplementação adequada seria muito grande.
A diminuição da quantidade de magnésio em frutas, legumes, grãos e verduras, aliada ao uso crescente de alimentos industrializados agravaram a carência de magnésio em nosso corpo nas últimas décadas.
O fato é que tanto brasileiros quanto americanos possuem baixas quantidades de magnésio em sua alimentação diária e necessitam de alguma suplementação.

O Que a Falta de Magnésio Pode Causar

O magnésio é um mineral muito importante em inúmeras reações bioquímicas em nossas células.
A carência de magnésio está presente em várias patologias como a osteoporose (juntamente com o cálcio e a vitamina D), na depressão e no stress onde sua falta diminui a formação de serotonina.
Como o magnésio está envolvido com o processo de relaxamento muscular, pode ser usado nas dores musculares crônicas e também ajuda no controle da hipertensão arterial, pois relaxa o tecido muscular das artérias.
Também pode ser útil no diabetes e na redução do tecido gorduroso, pois atua no metabolismo da glicose, reduzindo a resistência à insulina.

Pensando em Tomar Magnésio?

Atualmente muitas pessoas buscam repor o magnésio, muitas vezes por conta própria.
É importante frisar que NÃO RECOMENDO o uso sem orientação de um profissional médico ou nutricionista, pois eles poderão indicar qual é a melhor forma e dose para cada pessoa.
Como para ser absorvido o magnésio precisa estar ligado a uma outra substância, que pode ser outro mineral ou um aminoácido por exemplo, abaixo segue alguns compostos com magnésio.

Alguns Suplementos de Magnésio

Formas mais bem absorvidas:

Citrato de Magnésio é o suplemento de magnésio mais popular, provavelmente porque é barato e de fácil absorção. Dado que o ácido cítrico é um laxante suave, as funções de citrato de magnésio como um auxiliar da obstipação/prisão de ventre, assim como uma excelente fonte de magnésio.

É uma ótima opção para pessoas com constipação, mas não é adequado para aqueles que evacuam várias vezes ao dia. Também é útil para patologias dos sistemas cardiovascular, neuromuscular e nervoso.

Magnésio Taurina ou taurato de magnésio, é a melhor escolha de suplemento de magnésio para pessoas com problemas cardiovasculares, uma vez que ele é conhecido por prevenir arritmias e proteger o coração dos danos causados por ataques cardíacos.

Pode ser usados como coadjuvante para tratamentos de diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Também trata doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Melhora memória e aprendizado. Pode ser útil em crianças que apresentam quadro de hiperatividade (TDHA).

O Taurato magnésio é facilmente absorvido (magnésio e taurina para estabilizar as membranas celulares juntos) e não tem propriedades laxantes.

Magnésio Ascorbato: além do magnésio, também é uma fonte de Vitamina C. É útil nos processos de destoxificação do organismo. Auxilia o transporte de ferro e também melhora a imunidade.

Magnésio Dimalato ou dimalato de magnésio é uma escolha fantástica para pessoas que sofrem de fadiga, uma vez que o ácido málico, um ácido natural presente na maioria das células do corpo.

É um componente vital de enzimas que desempenham um papel fundamental na síntese de ATP e produção energia. Uma vez que as ligações iônicas de magnésio e ácido málico são facilmente quebradas, malato de magnésio também é altamente solúvel.

Otimiza as funções mitocondriais, previne e trata fibromialgia e osteoporose, e preserva a saúde cardiovascular.

Magnésio Treonato tem uma importante ação no cérebro, pois consegue facilmente atravessar a barreira hematoencefálica. Por isso, ao ser disponibilizado para o sistema nervoso, ele permite que haja uma melhor disponibilidade para as células neurais.

Além de contribuir para um melhor funcionamento das células nervosas, esse suplemento pode atuar melhorando a circulação sanguínea, o coração e os músculos, além de equilibrar absorção de cálcio pelo organismo.

Melhora aprendizado e memória, e reduz ansiedade e stress.
Também é bastante comentado a atuação do magnésio para as células do sistema imunológico, provocando um bom funcionamento.

Magnésio Glicina: ou glicinato de magnésio (magnésio ligado com a glicina, um aminoácido não essencial) é uma das formas mais biodisponíveis e absorvíveis de magnésio e também o menos provável de induzir diarreia.

Ele é a opção mais segura para corrigir uma deficiência de longo prazo.

Muito útil em casos de hipoglicemia, compulsão por doces. Ajuda no ganho de massa muscular e favorece a geração de energia pelas mitocôndrias.

Cloreto de Magnésio: embora o cloreto de magnésio contenha apenas cerca de 12 % de magnésio elementar, tem uma taxa de absorção impressionante é a melhor forma de levar a magnésio para desintoxicar as células e os tecidos.

Além disso, o cloreto de magnésio auxilia a função renal e pode estimular o metabolismo. Melhora o sono. Muito utilizado para tratamento de de artrites, artroses,  bursites, cólicas, câimbras e dores musculares.

Tinha o grande inconveniente de ter que ser diluído em água e o sabor nada agradável, porém os laboratórios de manipulação já conseguem fazer sua manipulação em forma de cápsulas.

Carbonato de Magnésio: é uma outra forma popular, biodisponível de magnésio que na verdade, se transforma em cloreto de magnésio, quando se mistura com o ácido clorídrico no nosso estômago.

É uma boa opção para pessoas que sofrem de indigestão e refluxo ácido, pois contém propriedades antiácido.

Magnésio Aspartato: melhora o desempenho do músculo cardíaco. Melhora também a geração de energia nas mitocôndrias e a geração de energia, favorecendo a performance física. Melhora a ação dos neurotransmissores.

Formas menos biodisponíveis de magnésio:

Óxido de Magnésio: O óxido de magnésio é a forma mais comum de magnésio vendidos nas farmácias, mas não é quelado e possui uma taxa de absorção deficiente comparado com aquelas listadas acima. Funciona muito bem como antiácido e é útil para casos de refluxo e digestão ruim. Pode ter efeito laxativo.

Carbonato de Magnésio: também tem ação antiácida no estômago, sendo útil no tratamento do refluxo gastroesofágico.

Sulfato de Magnésio: O sulfato de magnésio, também chamado de sal de Epsom, é um laxativo excelente, mas também é utilizado para aliviar asma e para relaxar os músculos.

Não deve ser usado como fonte de magnésio na dieta, uma vez que é fácil produzir uma super dosagem, devido a sua rápida absorção.

Os Sais de Epsom são mais usados em banhos de emersão para aliviar a tensão e tratar da pele e músculos contraídos e doridos. Na sua forma injetável antigamente foi muito utilizado para crises de enxaqueca e no controle de hipertensão própria da gravidez.

**Apenas a especialidade de Homeopatia é atendida através da Unimed, nas demais áreas, os atendimentos são apenas particulares.

Contato

Dr. Fabio Pisani


CRM: 43711
Acupuntura RQE: 69859
Homeopatia RQE: 69860

Redes Sociais

© 2024 Dr. Fabio Pisani | Campinas/SP
Todos os direitos reservados

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Entre em contato conosco